A prefeitura de Porto União, através da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira, (13.11.2014), a Noite da Saúde do Homem, na sede da secretaria. O evento está dentro Novembro Azul, mês usado para dedicar ainda mais a divulgação para os cuidados do homem. O Novembro Azul é a junção de datas importantes, como o Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, ambos comemorados no mês de novembro, conhecido no mundo todo desde 2003.
O movimento é dedicado à importância dos cuidados com a saúde do homem. O objetivo é conscientizar a população masculina, visando diminuir a taxa de mortalidade por doenças, especialmente o câncer de próstata e destacar a importância dos exames preventivos.No evento em Porto União além de uma roda de conversa, houve a palestra dos médicos Hugo da Cunha Dias e Wesley Silva de Oliveira e exames rápidos de HIV, Diabetes, Sífilis e Hepatite.
“Nós estamos reunidos com os nossos profissionais formado por uma equipe multidisciplinar, para uma roda de conversa. Assim os homens ficam mais à vontade e podem tirar as suas dúvidas. Queremos com isso despertar o interesse do homem em frequentar o posto de saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres, pois a mulher frequenta mais o posto de saúde e conseguem prevenir doenças com isso. Nós estamos percebendo um grande interesse dos presentes em sanar as suas dúvidas. E nós ficamos felizes em promover mais um evento para a prevenção de saúde das pessoas”, falou o Secretário de Saúde, Jair Giraldi. Os eventos voltados à saúde do homem continuam no decorrer do mês.
Um informativo da Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina mostra a evolução da mortalidade por câncer em Santa Catarina de 2000 a 2012, e revela que doenças do aparelho circulatório são as mais frequentes entre os homens (26,1%), vindo em seguida neoplasias (21,2%), óbitos por causas externas como acidentes e homicídios (16,7%) e doenças do aparelho respiratório (10,7%).
De acordo com a pesquisa, a taxa de mortalidade por neoplasias malignas foi sempre maior entre os homens, representando em média 58% do total. Os tumores se manifestam com mais frequência nas pessoas que têm entre 60 e 79 anos. São mais comuns os cânceres de pulmão, traqueia e brônquios. O câncer de próstata passou de terceiro lugar entre 2000 e 2005, para o segundo mais comum entre 2010 e 2012. Nesse caso, a taxa de mortalidade, que era de 8,8% em 2000, subiu para 11,6% em 2012.
Câncer de próstata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 68,8 mil casos novos de câncer de próstata devem ser detectados em 2014. No Brasil, esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular de toque retal e Antigénico Específico da Próstata (PSA – do inglês Prostate Specific Antigen). Os exames devem ser feitos a partir dos 50 anos, podendo variar para menos conforme os riscos da pessoa apresentar a doença. Estudos comprovam que essa prática pode diminuir em cerca de 21% a mortalidade pela doença.
(Com informações da Secretaria Estadual de Saúde)