*Por Marines Malmann
A graviola (Annona muricata) é uma fruta tropical originária da América Central, principalmente das ilhas caribenhas, no Brasil é muito comum na região norte do país, pois prefere climas quentes e úmidos, daí o fato de ser conhecida também como Jaca do Pará ou Jaca de pobre.
Os povos indígenas e os povos antigos da América Central utilizam amplamente a graviola para fins medicinais. Seu uso vai além do fruto, que é nutricionalmente muito rico, eles costumam utilizar também sementes, raízes e folhas para a produção de chá.
A graviola é rica em água, o que auxilia na hidratação e a torna um diurético natural, principalmente pelo baixo teor de sódio presente na fruta.Ela possui poucas calorias, pouquíssimas gorduras e proteínas, o que faz com que a considere ideal para dietas, mas essa afirmação é muito perigosa visto que ela possui muitos carboidratos no formato de açúcares, principalmente a frutose e glucose.
Também é uma importante fonte de Vitaminas do Complexo B(B1, B2, B6.), Vitamina C, potássio, fósforo e cálcio.
Por sua composição, essa fruta também é relatada como coadjuvante para a perda de peso, principalmente pela baixa quantidade calórica e pela presença de fibras, que fornecem maior saciedade.
Possui fitoquímicos em várias partes da planta (como as folhas e o fruto), e podem ser destacados: acetogenina, lactonas alcalóides isoquinolínicos, taninos, cumarinas, procianidinas, flavonóides, ácido esteárico, ácido elágico; fitosteróis (beta-sitosterol, estigmasterol) e ácido gama-amino butírico (GABA). Pela presença desses compostos antioxidantes, pode-se dizer que a graviola tem um efeito anti-idade, auxiliando contra o envelhecimento precoce.
Uso medicinal (com comprovação científica)
Há pesquisas, no entanto, que demonstram que a Graviola possui diversas propriedades que são benéficas à saúde humana.
A sua propriedade anti-helmíntica (combate de vermes), antifúngica, anti-inflamatória e antimicrobiana já foram comprovados.
Também está comprovada a sua eficiência no combate ao piolho através de um extrato a partir de uma composição com arruda, graviola e fruta do conde.
A graviola e o câncer
Uma das propriedades mais polêmicas seria o seu uso contra o câncer. Alguns estudos indicam que a graviola possui um efeito citotóxico 10.000 vezes maior que a adriamicina, usada como fármaco de referência no tratamento de diversos tipos de câncer, e por este motivo estaria sendo utilizada como prevenção e tratamento do câncer. Essa informação está presente de forma intensa na internet, mas é preciso muito cuidado, pois os testes foram realizados apenas em camundongos.
Um experimento realizado em laboratório no Centro Universitário de Patos de Minas por Nepomuceno e Silva (2011) concluiu que a graviola, por apresentar alta citotoxicidade, não deve ser usada como preventivo para o câncer. No entanto, caso a doença já esteja estabelecida, a graviola poderá ser utilizada no tratamento, visto que diminui a frequência de tumores no organismo. Agindo assim como um coadjuvante no tratamento, não devendo ser utilizado como substituto aos tratamentos já estabelecidos pela medicina.
Os Benefícios da Graviola Para Saúde são variados, pois a Graviola possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Graviola é um fruto espinhoso, com formato de coração e de coloração verde crescente em regiões tropicais. À medida que amadurece, a Graviola torna-se ligeiramente macia e verde claro por fora.
A variedade de Graviola sem sementes estão raramente disponíveis e geralmente têm uma carne fibrosa. Devido à sua textura cremosa, é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces. A pele do fruto não é comestível, mas a parte branca e carnuda é bastante nutritiva.
As sementes nunca devem ser comidas pois são de natureza tóxicas. Sendo abundante em vitaminas e minerais,a Graviola oferece vários benefícios à saúde, muitas vezes é recomendado pelos médicos de ervas medicina para curar várias doenças.
Então, confira:
*Benefícios da Graviola Contra o Câncer: As folhas de Graviola são eficazes para matar 12 tipos de células cancerosas, prevenindo o câncer de cólon, mama, próstata, pulmão e pancreático. Ao contrário da quimioterapia, as folhas podem atacar as células cancerosas sem quaisquer efeitos colaterais como náuseas, perda de peso, perda de cabelo, etc.
Além disso, é 10.000 vezes mais eficaz do que quimioterapia e adriamicina no retardamento do crescimento de células cancerosas.
*Benefícios da Graviola Para Prevenir a Osteoporose: A Graviola contém cálcio e fósforo, que são benéficos para os ossos fortes e ajuda a prevenir a osteoporose.
*Benefícios da Graviola Para o Aumento de Energia: A Graviola tem um alto teor de frutose, um açúcar simples (monosachharide). Sendo uma fonte natural de carboidratos, a Graviola pode mantê-lo fresco e drenar energia. Esta fruta também aumenta a resistência devido ao seu alto teor de vitamina C.
*Benefícios da Graviola Para o Coração: A vitamina B1 na Graviola acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e previne os distúrbios nervosos.
A Graviola também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, armazenamento de gordura, funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.
*Benefícios da Graviola no Tratamento da Hemorroida: A Graviola é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, esprema a fruta para tirar pelo menos uma xícara de água e beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde.
*Benefícios da Graviola Para o Intestino: Uma vez que o fruto é rico em fibras solúveis e insolúveis, alivia a constipação adicionando volume às fezes e facilitando a eliminação do corpo.
*Benefícios da Graviola Contra a Retenção de Liquido: A carne da Graviola é composta por 84% de água, que hidrata o corpo. Atua como um diurético natural para tratar edema ou retenção de água.
*Benefícios da Graviola Para a Pressão Arterial: A Graviola contém um produto químico chamado triptofano que promove a sonolência e relaxamento. Desta forma, é benéfico para os insones. As folhas de Graviola são frequentemente utilizadas na aromaterapia e infusões para dormir. A Graviola ajuda no controle da pressão arterial e hipertensão.
*Benefícios da Graviola Contra Infecções Urinárias: Devido ao seu alto teor de umidade, a Graviola é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário (UTI), uretrite e hematúria. O suco da fruta pode ser tomado por via oral em caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.
*Benefícios da Graviola Para a Saúde do Corpo: A Graviola é carregada com nutrientes que são vitais para o desenvolvimento global do corpo. Os nutrientes como aminoácidos, ácido ascórbico, cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, tiamina, fibras e riboflavina podem inibir os parasitas dentro do corpo.
*Benefícios da Graviola Contra o Envelhecimento: A Graviola tem um alto teor de vitamina C, que é um excelente antioxidante. Aumenta a resistência e retarda o processo de envelhecimento.
*Benefícios da Graviola Contra Infecções: O ácido ascórbico na Graviola aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante na luta contra os radicais livres, mantendo assim um número de infecções e distúrbios afastada.
*Benefícios da Graviola Para Aliviar a Dores: Acredita-se que as folhas de Graviola tenham propriedades analgésicas que podem aliviar dores. Estas folhas são frequentemente mastigadas ou aplicadas nas feridas abertas. Seu suco é eficaz em curar a ferida ou a dor da lesão.
*Benefícios da Graviola Para a Febre: O chá feito de Graviola ajuda a baixar a temperatura corporal. Na África, as crianças eram frequentemente banhadas com folhas de Graviola para curar a febre.
*Benefícios da Graviola Para o Sistema Imunológico: A Graviola contém substâncias que permitem que nosso corpo permaneça apto e melhore a imunidade de encontro a várias doenças.
*Benefícios da Graviola no Tratamento da Hipertensão: A Graviola tem uma alta proporção de potássio (278mg / 100g) e sódio (14mg / 100 g), o que torna benéfico para aqueles que sofrem de hipertensão.
*Benefícios da Graviola Para o Reumatismo: A aplicação tópica da Graviola é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.
*Benefícios da Graviola Para dor nas Costas: Agora você pode despedir o anti-inflamatório e analgésico favorito que afasta a dor nas costas. Você pode tomar o chá de folha de Graviolapara reduzir essas dores indesejadas. Certifique-se que o chá seja concentrado.
*Benefícios da Graviola com Propriedades Antisséptico: Uma decoção feita folhas de Graviolaé um remédio natural para problemas na vesícula biliar, bem como tosse, catarro, disenteria, febre e indigestão. As flores de Graviola podem aliviar o catarro. Também é usado no tratamento de cálculos biliares, ácido úrico, bem como aumenta o apetite.