Por Marcelo Storck
Jornalista DRT 8108
O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach (PSDB), postou esta semana em suas redes sociais novo vídeo em que, desta vez, aborda a questão do covid-19 no município.
Generalizando, ao se referir anonimamente a “pessoas do mal” que estariam “alegando que o vírus não cruza os trilhos” (sic), o prefeito dá à publicação um tom mais político do que administrativo, uma vez que não apresenta, por exemplo, os números de testes realizados em Porto União, tampouco como serão as aplicações dos recursos federais relacionados à pandemia.
Neste sentido, alegando que “muitas pessoas querem distorcer os números” [do Coronavírus em Porto União], o prefeito disse que “aqui não é um município que vai aumentar o número de pacientes infectados para viabilizar mais recursos do governo federal ou do governo estadual”(sic) antes de afirmar que “nós temos o compromisso com a verdade”.
Ouça trecho:
A verdade
Assim sendo, a bem da verdade, entendemos que se faz necessário deixar mais claro à população que a quantidade de testes do covid-19 realizados por um município não interfere nos repasses governamentais, sejam eles federais ou estaduais.
O que os municípios brasileiros estão recebendo durante a pandemia – em quatro parcelas – são valores referentes ao auxílio financeiro da União por meio do Tesouro Nacional.
Estes valores, que são calculados com base em índices populacionais (per capita) de cada município, foram liberados pelo governo federal para compensar a queda de arrecadação em estados e municípios no período de pandemia. Recursos que em nada têm a ver com o número de testes ou de pacientes do covid-19 infectados e/ou internados no município.
Ainda que tivessem, é importante também esclarecer à população que, em relação a pacientes internados, o Estado paga por leito ocupado diretamente ao hospital e não ao município.
Pelo programa federal de compensação financeira em face à pandemia, conforme já mostrou o A2 (leia emhttp://www.a2.jor.br/site/2020/06/covid-perto-de-r-12-milhoes-liberados-para-as-gemeas-do-iguacu/ ), Porto União receberá R$ 4.356.581,17 enquanto que União da Vitória R$ 6.670.351,80.
Os números
De acordo com os últimos boletins que recebemos referentes ao Covid-19 nas Gêmeas do Iguaçu, União da Vitória já descartou 307 casos, 55 são suspeitos, nove confirmados e já foram curados 26 casos.
Porto União já descartou 69 casos, 55 são suspeitos, quatro estão confirmados e já foram curados nove casos.
Leia também: