Outdoors
Fato político inusitado veio à tona na semana passada, por ocasião da afixação de outdoors pró-Bolsonaro nas Gêmeas do Iguaçu. Confirmando que a divisão “nós” e “eles” já é muito forte também por aqui, a publicação ganhou as redes sociais e ruas pelo aspecto da frase: “Porto União da Vitória estão #juntoscombolsonaro”. Vimos que não é bem assim: a minha liberdade para onde começa a sua.
Invasão A
Para os reclamantes da publicação, a frase é inaceitável do ponto de vista político-partidário: obviamente (o que é democraticamente bom) não há consenso político sobre o governo federal aqui ou em qualquer município brasileiro. Por isso, a frase teria se constituído numa inaceitável apropriação do pensamento e da ideologia alheios, causando certa revolta, uma vez que se transforma numa “invasão de privacidade em relação ao pensamento político”.
Invasão B
Os outdoors foram afixados em pontos localizados dentro de imóveis particulares e tão logo o bafafá da publicação ganhou as redes sociais, a “invasão de pensamento” (A) foi respondida com “invasão física” (B) mediante a entrada de pessoa ou pessoas num imóvel particular para a tentativa de rasgar o anúncio (foto). Também não é o correto, afinal.
A ou B?
A ou B? “Nós ou eles”? Apesar de questionáveis ambas as situações, resta de positivo em tal discussão uma participação maior da população pelo aspecto político. É necessário! Não cabe aqui medir discursos e posicionamentos antagônicos, seria infrutífero. Cabe aqui, penso, anotar que a participação política é coisa cada vez mais necessária, apesar de alguns modos – vide – não serem os mais adequados. É seguir em frente e torcer para que haja respeito pela propriedade alheia: seja ela a de pensamento ou a física.
20 empresas
Na semana passada, quando confirmou que será candidato à reeleição, o prefeito Eliseu Mibach anunciou a vinda de “quase que 20 novas empresas” (sic) para o município. Entre estas, segundo ele, um grupo da Alemanha e outro da Bélgica para instalações na área industrial, mas que não viriam neste momento – apenas a partir do final do ano ou ano que vem – devido à covid-19. E que, por isso, por essas chegadas, agora vem o asfalto do acesso ao distrito industrial.
Não disse
O prefeito que me telefonou na segunda-feira (20) depois que o A2 publicou reportagem sobre as sugestões do MPSC para o setor da educação municipal – e por eu estar no interior do município perdi as referidas chamadas telefônicas – não disse ainda quando os professores afastados por ele serão reconduzidos às suas turmas. Que coisa. Nos coloquemos no lugar de um desses 38 profissionais que estão com seus salários às mínguas em meio à pandemia! Não é justo. Outra questão preocupante é: como ficarão os conteúdos, uma vez que a particularidade de Porto União vigora com relação às demais redes municipais do Estado?
E ninguém fala nada. Ou, quase ninguém.
Silêncio
Silêncio reinante em Porto União entre muitos daqueles que se colocam em oposição à atual gestão ou, melhor dizendo, pelo menos ao próprio prefeito. Comenta-se com certeza – a 114 dias da eleição – a candidatura do vice Percy em forma de dissidência. Não é algo inédito na história da política, mas aqui seria a primeira vez do vice sair em oposição ao prefeito. Outros grupos políticos com as participações do DEM e do PL também seguem posicionados para as majoritárias, assim como o PT no momento se posiciona com um projeto próprio. E, por fim, segue a expectativa: o que fará o MDB de Porto União, uma vez que me parecer ser nítida a decisão de alinhamento do PP com o projeto de reeleição?
Reuniões
Mas algo avançou na oposição. Algumas discussões suprapartidárias têm sido realizadas com maior frequência para fazer valer tal necessário posicionamento democrático. Democracia: algo que necessita do equilíbrio causado pela oposição. Ademais, nisto, nestas reuniões e neste posicionamento, conforme disse Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar”.
Feijoada do Iguaçu
Nada como reunir para uma feijoada com samba e futeb…. Bem. Se a covid-19 impede reunir e o futebol da segunda e terceira divisões do Paraná ainda não voltou, fiquemos em casa com a feijoada e um sambinha na vitrola pelo menos, não é? Por isso, no sábado, 15 de agosto, o Iguaçuzão comemorará seus 49 anos de uma maneira diferente. Para marcar a data e arrecadar fundos enquanto espera pelas definições acerca das divisões de acesso, promove feijoada delivery. Cartão com os diretores (eu ainda tenho sete unidades à disposição) a R$ 35 cada. Colabore!
E os campeonatos?
Pouco se sabe a respeito do que a Federação Paranaense de Futebol definirá com relação às segunda e terceira divisões do paranaense 2020. Se tocar este ano na modalidade que toca a atual primeirona, percebe-se um aditivo que tornará ainda mais árdua a participação de clubes, diante da necessidade de arcar com os custos dos testes da covid-19 para seus jogadores, por exemplo.
Zum-zum-zum
No cenário estadual, o que se escuta é que estas competições poderão ser empurradas mais um pouquinho e até passar ao calendário de 2021. Não há nada no momento a não ser aguardar.
Suspenso
O atendimento do Cisvali será suspenso a partir de amanhã (29) devido alguns dos colaboradores apresentarem sintomas de Síndrome Gripal e estão afastados de suas atividades. O teste para detecção da covid-19 já foi realizado, estão sendo monitorados e aguardando resultado. Nota informa o retorno para o dia 03/08/2020. Em Matos Costa (SC) foi confirmado ontem (27) o primeiro caso da Covid-19. O paciente é uma criança de nove anos que está internada em um hospital de União da Vitória.
Mais um
Hoje, em minha página no Facebook, sobe mais um capítulo – o nono – do meu livro Abraço Firme! Desta vez conta a história dos gêmeos Mateus Pereira de Souza e Marcos Pereira de Souza. “Nossos “Baianos bons de bola”. Um capítulo bem interessante.
https://www.facebook.com/storck.jor.br