Live
Neste domingo, às 19h, a banda TalaGaço fará live a aqui de União da Vitória. A geração será a partir da empresa Pormade e conta com apoio, entre outras, da Fiat Famma. Assiste pelo canal do grupo no YouTube.
Paula
Fato novo: como se não bastasse a intensa movimentação e expectativa com relação aos nomes de postulantes à prefeitura de União da Vitória, o Cidadania lançou na sexta-feira (21) Paula Quaglio Krzyzanowski como pré-candidata à prefeita. O Cidadania, que tem como deputado federal Rubens Bueno, aposta no protagonismo da mulher na eleição municipal.
Carmen
Já o Cidadania-SC tem a melhor deputada federal de Santa Catarina e uma das três melhores parlamentares de toda Câmara dos Deputados. A indicação é do júri especializado do Prêmio Congresso Em Foco 2020. O prêmio reconhece os parlamentares que melhor representam a população. Além do público, jornalistas e um júri especializado também definiram os mais bem avaliados do ano. Os vencedores foram anunciados na semana passada, em evento de premiação totalmente online.
Matemática
Em Porto União a eleição municipal virou questão matemática, de novo. Ou seja, fato antigo que permeia as definições suprapartidárias. Assim sendo, com a informação de que o MDB terá chapa própria, sobem para quatro as situações oposicionistas.
Números
Vamos aos números simbólicos, uma forma de aposta baseada em dados recentes das urnas. A estimativa é de que aproximadamente 18 mil eleitores de Porto União compareçam, embora não se saiba o quanto a covid afastará as pessoas das urnas. Mas para efeito de contas, meramente para facilitar cálculos, vamos reduzir dos aproximados 25.000 para 20.000 eleitores. Arredondar mesmo. Na eleição de 2016, dos 25.464 eleitores cadastrados, 18.831 compareceram.
Situação – PSDB
É comum ouvir dizer que quem tem a máquina nas mãos deve, pelo menos, alcançar 30% do eleitorado quando de uma reeleição. Podemos considerar à atual administração tucana, mesmo se ela correr o páreo sozinha (sem a ala do vice, que é do PSD), esses “obrigatórios” 30%. Seriam hipotéticos 6.000 votos.
Oposição – PSD
É a ala dissidente. Tem sido alvo de desgastes pela própria gestão atual e nisso a reciproca é verdadeira: vai retrucar no mesmo tom. Vincula ou desvincula? Vamos definir em 20% a tal “obrigatoriedade” por ter feito parte do governo e ter privilégios naturais de informação e vínculos. São 4.000 votos.
Oposição – MDB
O MDB, um dos partidos mais tradicionais de Porto União, vive uma fase de rachaduras (parte que vive junto da atual gestão quer ser vice do PSDB. Outra, diz: nem pensar!). Saindo com candidatura própria deve conquistar pelo menos 15% “como seu dever de casa”. Porém, há um detalhe “curioso” nisto: se o MDB coligasse (ou coligar) com o PSDB não ajudaria tanto quanto em carreira solo. Será mais uma daquelas estratégias matemáticas de minar os adversários? São mais 3.000 votos.
Oposição – PT
O Partido dos Trabalhadores é aquele em que a fidelidade de seus filiados é um dos destaques. Mesmo com um recente passado em âmbito federal prejudicial em termos políticos, é uma agremiação que precisa ser respeitada. Porém, em Porto União, o partido passa por uma reformulação de suas propostas e sua votação deve se manter dentro do histórico municipal. Houve baixas, mas o ânimo no partido voltou. Então, correndo sozinho, pode alcançar 2.000 votos segundo estimativas dos próprios integrantes. São 10% dos 20 mil.
Oposição PL|DEM|PSC
É a frente da oposição efetiva e mais forte até o momento. Une partidos importantes do município e se anuncia em sua fase pré-eleitoral sem obrigação alguma com relação a fazer números nas urnas. Por outro lado, é a que sugere alinhamento mais próximo com a vontade do eleitor que almeja renovação – e não são poucos. Assim, é dono nessa aposta da coluna dos outros 25% e faria 5.000 votos.
Unir
Se as apostas acima estiverem certas, resta apenas uma situação à oposição que ainda conta com partidos como o PP e o PDT envoltos em indefinições: unir forças. Ou, somar números.
Não entrou
Outro importante partido de Porto União, o PP, só não entrou na projeção acima devido à sua própria indefinição atual. Não se sabe como vai, se vai de situação ou oposição. Mas há outra questão numérica curiosa aqui: o fato de que em União da Vitória, o 11 estará na urna. Seria mais um fator em favor da majoritária progressista. E isso que estamos a apenas 23 dias das definições obrigatórias.
Nomes
O que não faltam são bons nomes novos para a política local. Em Porto União, o nome de Lourival Prestes Junior tem sido ventilado para compor a proporcional do PL que vai disputar a Câmara de Vereadores. Pessoa de bem, com extensa lista de amigos, muito benquisto.