Mais que 50% do acesso à 2ª divisão do futebol paranaense serão decididos nesta quarta-feira (09) nos confrontos entre Iguaçu X Paranavaí e Campo Mourão X Verê.
É o que defendem especialistas esportivos que ouvimos. Segundos eles, os mandantes, nesta ordem, têm ligeira vantagem de começar a disputa das semifinais jogando em casa, pois “a primeira partida tem mais peso”, garantem.
Mas em tempos de Covid-19, essa vantagem de jogar em casa existe se não há torcida? Sim, existe, garantem eles.
Começam pelo conhecer melhor as dimensões e condições do gramado e chegam ao fato de não haver deslocamento com viagem, por exemplo.
Desse modo, uma vitória por qualquer placar leva uma pressão para a segunda partida que não existia nos primeiros 90 minutos.
Mas, alto lá! Há quem discorde. Há quem diga que a vantagem, de fato, está em jogar a segunda partida do mata-mata em casa.
E em termos de terceirona 2020, há outro aspecto a ser observado: Verê e Iguaçu, os classificados da chave B (três equipes), jogaram um menor número de partidas na fase classificatória do que Paranavaí e Campo Mourão, classificados da chave A (quatro equipes).
Mas não há consenso entre os profissionais que ouvimos.
Uns acham que o menor desgaste das equipes da chave B é sinal de melhores condições físicas, principalmente em partidas que serão jogadas no meio da tarde (15h30).
Aqueles que discordam, entendem que os times da chave A estão mais entrosados por terem jogado mais vezes num campeonato tão curto
O que se sabe realmente
Para o leitor do A2, passamos a focar no difícil jogo que o Iguaçu tem diante do ACP, equipe do Norte que sobrou na chave A.
Se as situações anteriores influem de fato ou não, há elementos confirmados que adicionam peso ao confronto no estádio Antiocho Pereira.
Alguns deles vêm da história dos confrontos equilibrados entre as duas equipes.
Porém, devido à formula da competição, os times só se conhecerão em campo amanhã e, obviamente, hoje, aproveitam ao máximo para esconder tudo que podem uma da outra. E da imprensa.
Mesmo com o Iguaçu “em casa”, nossa reportagem frustrou ao tentar descobrir como Richard Malka escalará a equipe titular.
Ocorre que o treino desta véspera de semifinal foi antecipado, sendo realizado no período da manhã.
ACP também não nos forneceu sequer a lista do plantel que fará uma viagem em dois tempos: pernoita hoje em Guarapuava e só chega amanhã para almoçar em União da Vitória depois de vencidos 577km.
Deste modo, resta mesmo aguardar para saber o que vem pela frente, sendo certo que não faltará emoção.
Com os portões mais uma vez fechados devido à Covid-19, o jeito é a torcida acompanhar pela IguaçuTV que tem seu canal gratuito no YouTube.
Inscreva-se já em https://bit.ly/3oyiQxL
Arbitragem
A FPF já anunciou a arbitragem do jogo do Iguaçu. Confira:
Árbitro – Murilo Ugolini Klein (Curitiba)
Assistentes – Roberto Rivelino dos Santos Jr (Colombo) e Sérgio Henrique Gomes (Curitiba)
Quarto árbitro – Matheus Scavinski (Rebouças)
Delegados – Gabrielle Quadros Ribeiro (Irati) e Edgar Brasilisio Stelmatchuk (União da Vitória).
Sequência
Já os duelos da volta estão agendados para o próximo domingo (13), às 15h30: AC Paranavaí x AA Iguaçu, em Paranavaí; e Verê FC x Sport/Mamborê, em Verê.
Os dois clubes que somarem o maior número de pontos ganhos se classificarão para a decisão da Terceirona 2020, também em jogos de ida/volta. Mas caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca do pênalti. Além da disputa pelo caneco, a qualificação para a final representa o acesso. Tanto o campeão quanto o vice estarão automaticamente garantidos na 2ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional de 2021. Ou seja, elimina-se um dos degraus na caminhada rumo à elite do futebol estadual.