Assédio
Nós conseguimos aqui no A2, agora à tarde, levantar mais algumas informações sobe o lamentável episódio de ontem (26) à noite em que uma jovem foi vítima de uma tentativa de estupro na praça João de Lima, centro de União da Vitória. Compreensivelmente, ela não quis gravar entrevista, pois está muito abalada.
Porém
Porém, soubemos que depois da abordagem do criminoso, ela conseguiu pedir socorro numa casa vizinha. A polícia militar foi avisada e compareceu com rapidez ao local, mas o meliante já havia desaparecido. Os trabalhos continuam e incluem este nosso aqui de alertar para a ocorrência.
Independente
Algumas pessoas entraram em contato com nosso portal querendo saber mais detalhes sobre este caso, perguntando sobre vestimentas, se foi ou não consumado o crime de estupro. Como emitimos a nota para tonificar o importante alerta feito em redes sociais por uma amiga da vítima, retiramos da postagem as primeiras informações. Qualquer forma de assédio é reprovável e cabível de punição.
Também
Também soubemos que já havia solicitações de populares para melhorias na praça que, segundo estes, se transformou num ponto negativo, com pessoas inclusive fazendo uso de drogas no local. Não tenho dúvidas de que a gestão Bachir/Jairo vai agir rapidamente e resolver essa questão de imediato.
Torcendo
Estamos acompanhando a situação do rio Iguaçu e torcendo (rezando também) que a permanência dessas pancadas de chuvas diárias na bacia não eleve o nível acima do alerta. Há uma expectativa de que ele (o nível do rio) possa chegar a 4.90m na noite de amanhã, segundo a Copel.
Aterros
Tempos atrás conversei com nosso “véio do Rio”, o amigo Dago Woehl, sobre a questão dos aterros em regiões ribeirinhas, uma prática que com o passar dos anos e das cheias sazonais – tornou-se mais comum por aqui. Havia, já naquela ocasião, uma preocupação dele com a falta de uma normatização mais severa e de estudos a este respeito. A ser visto.
Interessante
Daquele projeto que o escritório do Jaime Lerner recentemente trouxe a União da Vitória sob contrato com a prefeitura, convém destacar a intervenção no rio Vermelho e suas margens. Uma proposta interessante, viável e que além de embelezar e proteger com um parque, funcionaria como uma espécie de “bolsão” que ajudaria a equilibrar o uso ribeirinho até com relação ao nível do rio. Espero que seja levado adiante, pois nesses 32 anos de jornalismo já ouvi várias propostas “para as enchentes” (…). Esta em tela (abaixo), mesmo eu não sendo um técnico, me pareceu a mais sensata de todas.
Eleições
Nem bem terminamos uma eleição e já estamos de olho na próxima. Ou melhor dizendo, “nas próximas”, uma vez que em 2022 elegeremos deputados e governadores. E o plural cabe bem aqui em Porto União e União da Vitória onde as movimentações já são percebidas nas linhas e entrelinhas.
Porto União
Até o momento são ventiladas duas candidaturas a deputado estadual com nome “nato” de Porto União. A do médico Juliano Hassan (PODE) e a do empresário Gilberto Knapik (PT). Não está descartada uma terceira candidatura local, mas ainda precisamos aguardar para ver se ela vai mesmo ser cogitada publicamente.
Difícil
Eleger um deputado de Porto União, por mais que necessário e viável, é muito difícil. Não temos votos locais suficientes? Nada! Até sobram se admitidos os escores das últimas eleições em que os que entraram com menor votação fizeram na casa de 15mil votos diante de suas estratégias partidárias. Mas aqui não é Caçador e nem Canoinhas, municípios mais bem maduros (e o povo agradece) quando o assunto é unir forças e eleger o seu representante. Assim, se eleger um já é difícil, imagina com dois candidatos locais.
Eskudlark
Nada definido ainda, mas um dos deputados mais atuantes em Porto União, mesmo sendo “de fora”, Maurício Eskudlark (PL), pode não concorrer à Alesc em 2022. Não é descartada sua candidatura a deputado federal nos embalos de uma provável candidatura de Jorginho de Mello ao governo catarinense. Porto União ganharia muito com isso.
União da Vitória
Em União da Vitória, se ninguém trocar pés pelas mãos, há de caminhar bem a candidatura do deputado Hussein Bakri à ALEP. Aliás, a presença de Hussein aqui na coluna hoje é uma forma de comprovar a Porto União o quão importante é ter seu representante local na Assembleia Legislativa. Os avanços da região Sul do Paraná são inegáveis e profundamente distintos, maiores, devido ao trabalho de Bakri. Seria uma ingratidão (e um erro) concebermos não reconduzir HB à ALEP com uma votação de reconhecimento regional.
O que pode
Mas outros nomes “locais” podem surgir. Entre eles o de Valdir Rossoni e o do ex-prefeito Hilton Roveda que, comentava-se até o ano passado, poderia sair a Federal (o que seria o mais adequado para o cenário regional). Mas ano passado já passou. É aguardar para ver.
Rotatória
Conforme esta coluna adiantou segunda-feira (25), a prefeitura de União da Vitória vai recolocar o poste central da rotatória que virou motivo de meme desde que nove veículos colidiram com o obstáculo da avenida Coronel Amazonas. Com isso, deve melhorar a visibilidade no local que virou alvo de muita criatividade nas redes sociais. É nítido que a falta de atenção dos motoristas é o maior problema naquele local, independente se funcionaria igual ou melhor sem.
Bela ação
A Telex Soluções Auditivas estreia uma nova campanha de doação de baterias para aparelhos auditivos e extensores de máscara reguláveis a fim de celebrar seus 73 anos de atuação em todo o país.
Com o agravamento da pandemia, a preocupação é com os usuários de aparelhos auditivos, a empresa está lançando mais uma campanha de doação de cartelas de pilhas”, explica Taísa Pessoa, Gerente de Marketing da Telex Soluções Auditivas. Para receber, gratuitamente, uma cartela com seis baterias ou o extensor de máscara, basta preencher um formulário no site da empresa: https://www.telex.com.br. Qualquer pessoa pode se beneficiar. Não é preciso ser cliente.
A última
Nos cafezinhos por aí, mesmo com as dificuldades da Covid (falo das presenças físicas à mesa), burburinho com a instalação “de um shopping” nas margens da BR 476 na região de União da Vitória. Pelo que eu ouvi, o que está andando é um projeto para instalação de um amplo espaço para parada de viajantes com lojas e demais pontos de serviço e lazer. Seria uma parada da rodovia, tal como são o Graal e o Sinuello na BR101. Que boa notícia se confirmar!
Morro da Cruz, 27/01/11
Marcelo Daniel Storck é jornalista (DRT8108)