Em evento realizado na CDL local, o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Deputado Hussein Bakri, e o Chefe da Casa Civil, Secretário Guto Silva, anunciaram na presença do prefeito Bachir Abbas nesta quinta-feira (28) que União da Vitória vai sediar uma filial regional da Invest Paraná.
Segundo eles, o Governador Ratinho Junior e o Diretor-Presidente do órgão, José Eduardo Bekin, pretendem instalar ao menos 10 escritórios ao redor do Estado, a fim de auxiliar os municípios e otimizar o atendimento que potenciais investidores recebem em cada região. A capilaridade por meio desses canais locais vai permitir que os empresários interessados em investir no Paraná obtenham respostas mais qualificadas ao entrarem em contato com as prefeituras.

Deputado Hussein Bakri (Líder do Governo na Assembleia Legislativa); Gabi Bakri (Coordenadora Regional da Casa Civil no Sul do Paraná); e Secretário Guto Silva (Chefe da Casa Civil).
“Sob o competente comando do Bekin, a Invest Paraná tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de novas empresas, o que aumenta a arrecadação estadual e gera empregos e renda para a população. E essa atuação ganha uma importância ainda maior neste momento de retomada econômica em virtude da pandemia. Por isso, é muito acertada a decisão de regionalizar o funcionamento do órgão, e procurei mostrar ao Governo a necessidade de a região Sul ter um desses escritórios para poder alavancar o seu potencial já existente, como na madeira e na erva-mate, e também abrir novas frentes de desenvolvimento”, afirmou o deputado Hussein Bakri.
Segundo os dados mais recentes, de janeiro de 2019 a outubro de 2020, a Invest Paraná contribuiu com a atração de 164 empreendimentos, que se instalaram no Paraná com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. Os investimentos, que somam quase R$ 20 bilhões e têm a capacidade de criação de quase 53 mil postos de trabalho, foram feitos em diversos setores, como o de papel e celulose, automotivo, de produtos alimentícios, bebidas, biocombustíveis, farmoquímicos e farmacêuticos, comércio varejista e diversos outros.
Como o órgão é a porta de entrada oficial para as empresas interessadas em se instalar no Paraná, a regionalização irá estreitar a relação entre a instituição e os representantes de cada região, aumentando a visibilidade e o fluxo de informações das 399 cidades do Estado e de suas potencialidades, bem como oferecendo apoio qualificado a agentes municipais e potenciais investidores. Ao promover essa conexão entre representantes públicos e o setor privado, os empresários terão acesso a dados e informações precisos para auxiliá-los no processo decisório de escolha da localidade para investimentos.