AUTOCUIDADO
Cuidar de si envolve um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas para melhor qualidade de vida e bem estar. Atitudes que devem estar em consonância com os desejos e subjetividade de cada um, proporcionando auto regulação e equilíbrio.
Se priorizar, cuidar da alimentação, saúde física e mental são aspectos fundamentais para praticar o autocuidado. Desenvolver hábitos saudáveis como leituras, esportes, meditação, cuidar da espiritualidade, ter mais contato com a natureza e observar as coisas pequenas ao seu redor proporcionam momentos de qualidade de vida e alegria que passam despercebidos no dia a dia. Parece difícil encaixar algo para si em meio à rotina, ás vezes a vida é levada no piloto automático e os dias são ocupados apenas pelo trabalho, afazeres domésticos e cuidado com os filhos. Ter um tempo para si até parece impróprio, por que, muitas vezes não somos ensinados desde pequenos que devemos nos amar e nos cuidar.
O contato social também é muito benéfico, momentos com familiares e amigos podem contribuir de maneira significativa para aliviar o estresse e o peso da rotina. Mas também é preciso saber identificar quando algumas relações podem ser tóxicas e sugam as energias.
É importante lembrar que cuidar de si não é um ato de egoísmo, e sim de amor, e se compreendêssemos a importância desta atitude seríamos muito mais saudáveis, confiantes, seguros e felizes.
Bety Ferraz é psicóloga |CRP 08/23868
@bety_ferraz_psicologa