Em breve
Esta semana estivemos em Mallet (PR) produzindo conteúdos para reportagem com o Kauã Soares (foto), adolescente de 15 anos portador de fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP). Doença raríssima. Já estamos trabalhando nesta reportagem especial que virá ao ar aqui no A2 nos próximos dias. Uma história emocionante que coincidentemente e temporalmente acaba sendo relacionada com importante ação da Primeira Dama, Michele Bolsonaro.
Conhecendo
Como reflexo dos trabalhos de pesquisa que realizei (e realizo) captando os conteúdos para a reportagem, conheci Patrícia Longo Ribeiro Delai, dermatologista integrante do Conselho Internacional de Cuidados Clínicos e Tratamento da FOP. Foi ela quem me contou sobre essa notícia: a do apadrinhamento, por parte de Michele Bolsonaro, das ações relacionadas à doença no Brasil, bem como de outras doenças raras. No próximo dia 25, em evento em Brasília (DF), essa importante adesão será mais bem explicada.
A doença
A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença devastadora que lentamente transforma músculos, ligamentos e tecidos em ossos – enviando suas vítimas em uma espiral em direção à completa imobilidade; conforme o osso extra cresce, travando as articulações e tornando o movimento quase impossível.
Contas
Em tempos distintos, a Justiça Eleitoral atua no fechamento das Eleições 2020, pleito bastante afetado principalmente em termos de prazos diante da Covid-19 – e de outras doenças. Inicialmente, pelo óbvio, a justiça tratou por meio de seus cartórios e ministério público das contas de campanha dos eleitos, que já assumiram seus cargos, muito embora “as declarações constantes nas mesmas presumem-se verdadeiras até prova em contrário”. Os demais – dos 119 candidatos para o legislativo em Porto União e 211 em União da Vitória – passaram a ter suas contas analisadas posteriormente. Esse processo segue em andamento, em aberto.
Minhas
Esta semana eu recebi a informação da aprovação de minhas contas eleitorais. No texto padrão: “…que os demonstrativos e declarações necessários foram entregues e estão em sintonia com a realidade, não sendo detectadas violações aos incisos do art. 65, da Res. TSE 23.607/2019, como, por exemplo, recebimento de recursos de fontes vedadas (art. 24, Lei n. 9.504/97) ou de origem não identificada”.
Pouco?
Pode, ao leitor, parecer pouco. Mas preciso destacar que é uma comprovação que versa sobre condizer o discurso eleitoral com seus próprios atos, dentro e fora do pleito. Em todos os momentos (nos mais desafiadores, principalmente), não há “meio certo”.
Agradeço
Neste sentido preciso agradecer mais uma vez às pessoas que colaboraram com a minha financeiramente humilde campanha, mas honesta, proponente e sincera, conduzida dentro de um princípio de isonomia que a Lei Eleitoral insiste, acertadamente, em buscar. Avançamos muito nesse sentido, embora, saibamos, os bastidores são por vezes inimagináveis.
Especialmente
Entre as pessoas que não doaram financeiramente, mas destinaram muita atenção e empenho de seu tempo me orientando e aconselhando para que minhas contas seguissem sempre corretamente, meu abraço à amiga Solange Pinto a quem conheço de tempos. Pelo relacionamento com pessoas assim, autênticas, mas imutáveis diante de vários cenários é que vejo a validade de participarmos de processos políticos. É porque, cedo ou tarde, com ou sem vitória, eles [os processos políticos] nos dão a oportunidade da seleção simplesmente por mostrarem muitas pessoas sem as suas máscaras – e aqui não falo de Covid. Obrigado, Solange.
Condenado
O empresário Eike Batista foi condenado a mais 11 anos e 8 meses de prisão por crimes praticados contra o capital. O empresário também vai ter que pagar R$ 871 milhões de multa. De acordo com a decisão, a juíza Rosália Monteiro Figueira, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, decretou a pena por uso de informação privilegiada e manipulação com as ações da petroleira OGX.
Breyer
Ontem (12) participei de importante ato da assinatura de contrato entre a AA Iguaçu e a Breyer. Duas potências de União da Vitória, no que destaco a importância e trajetória internacional dessa empresa familiar que muito orgulha – tal qual o Iguaçu atual – nossa região. Além do nome na camisa, o produto esportivo Ultimate Bee será fornecido aos atletas do Iguaçuzão. Faz diferença, para melhor.
Mutirão
De 20 a 24 de fevereiro Porto União repetirá o importante mutirão de limpeza, uma vez que o mosquito Aedes Aegyptil deposita seus ovos em água parada, qualquer recipiente pode se tornar um criadouro. A prefeitura orienta colocar os resíduos descartáveis em frente às casas, separados de acordo com a lista abaixo.
O que descartar
Madeira e Resíduos de poda: madeira da construção civil, tábuas, forro de madeira, placas de MDF, galhos, folhas, entre outros;
Recicláveis: plástico (garrafas, embalagens, forro de PVC, baldes, bacias e isopor), papel (caixas de papelão e de leite), vidro, metal, eletroeletrônicos e eletrodomésticos em geral. Construção civil: Telhas, tijolos, blocos de concreto, pré-moldados, tubos, entre outros. Volumosos: Sofás, móveis, entre outros.
Rejeitos: tecidos, roupas, resíduos recicláveis muito sujos. resíduos contaminados e outros.
O que NÃO descartar
Telhas de amianto (Eternit), gesso, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, tubos de imagem, latas de tinta com resíduos, embalagens de óleo com resíduos e colchões. Todos contra a dengue. Todos.
A última
A última de hoje é a boa notícia da estreia hoje, aqui no A2, de Karlize Jablonski com sua coluna sobre organização, sempre às sextas-feiras. A primeira coluna já está no ar. Leia em https://bit.ly/3tUrlqH.
Desejo a todos um ótimo final de semana.
Morro da Cruz, 12/02/2021