De acordo com a médica infectologista Suzanne Pereira, a situação de Porto União com relação à pandemia é grave. Segundo ela, a curva de contágio cresceu muito.
Ela comparou os dados de hoje (17) com os números da semana passada, em que de todas as pessoas que procuraram pelo serviço de saúde municipal para análises, 60 testaram positivo para a Covid-19. E agravou. Apenas ontem (16), das 100 pessoas testadas, 54 eram positivo para a Covid-19. “Pedimos a conscientização das pessoas para esse problema. Estamos fazendo o possível para monitorar, mas precisamos da colaboração da população”, disse a médica. Segundo ela, a prevenção é o caminho correto. Lavar as mãos, usar máscaras e álcool em gel evitando sempre aglomerações.
Mortes
Até dezembro, o município registrava seis óbitos. Porém, apenas nos dois primeiros meses de 2021 foram 16 óbitos. “É um sinal de gravidade para nossas cidades”, disse.
Outro aspecto destacado foi com relação à vacinação. Suzanne evidenciou que, apesar de a vacina estar sendo aplicada, ela “chega de pouco em pouco” (SIC). Assim, vacina-se o que está previsto em lei e, independente disso, o principal é que existe ainda o período para o organismo fabricar anticorpos. “Você não vacina hoje e está protegido. Precisam pelo menos três semanas para que ela ( vacina) comece a fazer seus efeitos”, disse.
