Uma parceria inédita, envolvendo a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Centro de Treinamento e Formação de Cães-Guia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú permitirá que quatro atletas paralímpicos, portadores de deficiência visual, recebam cães-guia para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.
Os animais auxiliam em várias tarefas cotidianas, como atravessar a rua, parar em sinais, evitar obstáculos e encontrar as portas dos estabelecimentos, entre outras habilidades.
O projeto prevê que quatro cães-guia sejam cedidos ao CPB em 2021. O primeiro deles já está pronto para ser entregue. Chama-se Gael e é um labrador macho. Os outros três serão entregues até o fim do ano.
Os animais do Centro de Treinamento e Formação de Cães-Guia do IFC Campus Camboriú são das raças labrador e golden retriever. Por se tratar de uma função altamente específica, o treinamento de um cão-guia dura, no mínimo, dois anos e meio.
Os candidatos a receberem o cão-guia Gael deverão permanecer hospedados no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, em Camboriú, por três semanas, a fim de realizar o processo de adaptação, momento em que será avaliada a compatibilidade entre a pessoa e o cão-guia, bem como a capacidade do candidato.