A Polícia Civil desencadeou a Operação “El Patron” na manhã de sexta-feira, (29), em combate ao roubo de cargas e para apurar crimes contra as relações de consumo em Santa Catarina.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, em Itajaí e em Balneário Piçarras, no litoral Norte. A ação é da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) e contou com o apoio de policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Blumenau.
Segundo o delegado Osnei Valdir de Oliveira, houve apreensão de uma arma de fogo, aproximadamente R$ 12 mil e cerca de 800 kg de carne imprópria para o consumo humano. Além disso, foi realizada a interdição de uma churrascaria. A Vigilância Sanitária de Itajaí foi acionada para acompanhar a ação.
As investigações iniciaram em outubro de 2020, após a Polícia Civil ser comunicada acerca de furtos de carne com data de validade vencida. O receptador era um comerciante de Itajaí, proprietário de uma churrascaria. Ele contava com o auxílio de quatro funcionários para realizar o transporte de maneira dissimulada das carnes, armazenando na churrascaria e servindo aos clientes.
Nas avaliações feitas em uma rede social, clientes do restaurante demonstravam insatisfação com os alimentos servidos, principalmente em relação ao mau cheiro da carne.