Três pacientes de Manaus que estavam internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, receberam alta após o tratamento contra a Covid-19 e já estão retornando para casa.
Por conta da grave situação e colapso no sistema de saúde do Amazonas, os pacientes chegaram em SC no dia 31 de janeiro, em jato executivo da FAB.
De acordo com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a ajuda foi possível devido ao planejamento da SES e do Governo do Estado, que proporcionou o incremento da oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no estado em mais de 160%.
“O resultado de todo esse trabalho e esforço coletivo é o que nos permite, neste momento, estender a mão para apoiar quem está passando por sérias dificuldades causadas por esta grave crise sanitária”, aponta.
Os pacientes recuperados, dizem que foram muito bem tratados, com carinho e de forma humanizada, o que foi fundamental para a recuperação. “Você sabe o que é uma médica ligar para sua família três vezes ao dia para dar notícias? Nunca tinha visto algo assim”, afirma uma das pacientes.
Outros oito seguem internados no estado, incluindo um na UTI do Nereu Ramos. De acordo com a enfermeira da unidade Thamy Corregio a experiência de acolhimento desses pacientes mobilizou toda a unidade e trouxe uma onda de reflexão, cuidado e fraternidade.
“A dificuldade que eles passaram lá é diferente das que passamos aqui. A presença deles nos proporcionou reflexão e a certeza de que cada dia podemos fazer um trabalho voltado à humanização do atendimento”, disse. Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES