Faltando sangue
O volume de doadores nos hemocentros de Santa Catarina diminuiu significativamente nas últimas semanas, resultando na baixa dos estoques sanguíneos. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a necessidade de doações para manutenção do banco. Nesta semana, estão em situação de nível reduzido o tipo sanguíneo O+, e, em nível de alerta, o que é bastante preocupante, os tipos O- e A+. Os estoques reduziram em torno de 50%. A situação do número de doações é grave, pois a demanda continua grande, inclusive para alguns pacientes com Covid-19. E é justamente a pandemia que tem afastado os doadores.
Coincidência ou não
A pressão sobre o presidente Jair Messias Bolsonaro aumenta. E nesta segunda-feira (8) três acontecimentos em âmbito nacional tornaram mais pesado o fardo. Inicialmente o movimento de 21 governadores que prometem se unir para editar um decreto de texto único e, assim, aumentar o rigor no controle de aglomerações de pessoas – o que inclui o comércio. Depois, o anúncio de novo aumento de combustíveis (era algo previsto devido à política de preços da Petrobras) e juntamente a anulação dos crimes de Lula no caso da Lava Jato: era algo previsto devido aos preços da política no Brasil.
Muda
Se mantida a decisão (o processo será analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos podem ou não ser validados e reaproveitados) e Lula for “presidenciável” o cenário político brasileiro muda por completo. É um outro momento em que a esquerda se fortalece e muito. Dada à habilidade de fazer oposição, poderemos presenciar momentos políticos “nunca antes visto na história deste país”…
Margens
Algumas coisas que vemos despontar nesse momento no cenário político, eu atribuo à maneira equivocada com a qual o presidente Bolsonaro se comporta. Algo que ficou mais agudo durante a pandemia onde, fortalecendo seu jeitão militar, ostensivo, ele dá margens para a oposição descer-lhe a lenha (e em alguns casos, com razão). Caso Bolsonaro se ativesse ao discurso das realizações que seu governo tem feito e se comportasse melhor em relação à Covid (como pessoa e como gestor), a pressão não seria tamanha. Semeia vento, colhe tempestade.
Infecta
Esse modo errado de encararmos a pandemia contamina exacerbadamente. E aí eu estaria errado se falasse aqui que, unicamente, a Covid-19 “afeta todos os setores da sociedade” e depois que infecta pessoas. Em alguns momentos que vemos hoje na terra dos tupiniquins, é a política – aquela velha, de sempre – que “infecta a pandemia”. Passando o que passamos desde março de 2020, vemos que o Brasil hoje está mal com mais essa grave doença a ser combatida, mas num cenário econômico aos frangalhos e com uma preocupação política mais eleitoral do que social. Vamos de mal a pior.
Deixando
Fonte segura: quem deve mesmo deixar o PT de Porto União (falo oficialmente) é o ex-prefeito Anizio de Souza. O reduto novo deve mesmo ser o o Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido nacionalmente por Carlos Siqueira e em Santa Catarina pelo ex-deputado federal, Cláudio Vignatti.
Nome
Em 2018, por ocasião da eleição para deputado estadual, o PSB de Porto União teve um candidato nascido aqui. O policial Paulo Henrique Hemm que chegou no auge de sua carreira militar a comandar a PMSC.
PSB, ainda
O PSB estuda entre formar uma frente de esquerda ou lançar um candidato próprio. Tanto numa quanto na outra opção, o nome de Luciano Huck aparece como opção a ser tentada. Huck possui uma relação próxima com a empresária Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza e que também chegou a ser cortejada pelos socialistas. Ambos – Huk e Trajano – lideram atualmente uma campanha pela geração de renda por meio do site da empresa que patrocina o programa global.
Maior rigor
O maior município de Santa Catarina decidiu hoje, após reunião do Gabinete de Crise, ampliar medidas restritivas para fortalecer o combate à Covid-19. Joinville publicou o novo decreto (41.413) com limitações de horários para lojas, delivery e funcionamento de serviços a partir desta quarta-feira (10).
Essa vacina não existe
Mas vamos vendo. Passaremos o resto dos dias da Covid-19 discutindo o que deve ser feito pelo governo A, pelo B e pelo C, debatendo a questão das vacinas, o uso de mascaras, álcool em gel e distanciamento social e continuaremos vendo os números assustarem. Isso porque a parte principal, a que não custa, que não precisa baixar portas continuará remando no sentido contrário. Você também deve ter lido sobre praias cheias no fim de semana (mesmo onde havia cordões de isolamento) e o homem com Covid-19 que deliberadamente passava sua saliva em maçanetas de casas e veículos aqui no Sul do Brasil. A falta de consciência dessa turma do “vamos para a comemoração, para as festas clandestinas e para as praias” são o maior desafio no Brasil. Tem jeito não. Não tem vacina pra isso.
Colabore
Eu ainda tenho cartões da 2ª feijoada delivery do iguaçuzão! Será dia 27 de março, para retirada dos kits a partir das onze horas e trinta minutos no clube vinte e cinco de julho. O cartão individual custa quarenta reais. Você também pode usar o aplicativo “Aiqfome” para colaborar com o time do seu coração no ano do cinquentenário do Iguaçu!
Morro da Cruz, 8 de março de 2021