“Se a equipe de saúde de Porto União é o Barcelona, esse time comandado por Marivaldo me mantém na geladeira a pedido do seu presidente?”, desabafa Hassan
A visita do secretário de saúde de Porto União, Marivaldo Reis Santa Isabel, à Câmara de Vereadores na semana passada, durante a 7ª sessão ordinária de 2021, serviu para a pasta apresentar suas ações e números com relação à Covid-19.
Neste link o leitor confere toda a explanação em que, dado momento (veja no recorte do vídeo abaixo), o secretário responde à pergunta do vereador Miguel Von (PSD) sobre a falta de médicos nos postos de saúde.
Marivaldo faz uma analogia ao futebol comparando sua equipe (de médicos, enfermeiros e assessores) ao Barcelona e revela um dado preocupante: “Nós somos um time, nós somos o Barcelona, mas não temos reserva! Toda vez que um dos nossos médicos sai, eu não tenho um na prateleira para colocar. Eu tenho que sair no para contratar as pessoas. E os munícipes não entendem ou fazem de conta que não entendem que a falta do médico não é falta de dinheiro, nem falta de gestão, é falta de gente na área”.
Ofereceu mais horas
(Juliano Hassan / Reprodução Instagram)
Essa afirmação foi contestada, em partes, pelo médico Juliano Hassan – que foi candidato a vice-prefeito ano passado em Porto União.
Lotado com 5h semanais na secretaria de saúde do município, Juliano afirmou na semana passada ao A2 que se dirigiu sim a seus superiores, entre os quais o próprio secretário Marivaldo, disponibilizando mais 10h de sua semana para o município.
Fez isso por quatro vezes em 2021, mas seu pedido de aumento de carga horária foi ignorado.
O tema foi abordado ontem (29) durante a 8ª Sessão Ordinária, quando o vereador Miguel levou novamente o caso ao plenário. “Na semana passada o secretário da saúde se referiu à difícil contratação de médicos. Mas atualmente temos um médico concursado que solicitou aumento de carga horária por quatro vezes este ano e foi negado. Foi negado por que!? Será por retaliação política? Será realmente que estão preocupados com a população nesse momento”?, disse Miguel.
Vereadores da situação interpelaram com uma defesa no mínimo debochada para o momento tão preocupante em que o déficit de Porto União é de seis médicos: “Ele procurou o RH para informar isso?”, disse um dos vereadores da base.
Juliano respondeu ao A2
Diante desses fatos levados a público por uma honrada e firme oposição do vereador Miguel, o A2 mais uma vez procurou o médico Juliano Hassan.
“Eu solicitei aumento de horas verbalmente para o secretário Marivaldo e para o diretor técnico, doutor Mariano. Nós estamos numa situação emergencial em Porto União, com falta de seis médicos no município. Tanto é que na última sexta-feira [26 de março] quem conseguiu resolver um problema de falta de médicos no plantão fui eu. Quase dez, dez e meia da noite, o doutor Mariano solicitou se eu poderia dar um suporte no pronto atendimento municipal porque um dos colegas havia adoecido de última hora. Então, isso procede sim, eu solicitei quatro vezes o aumento de carga horária. E outra, eu não tenho que apresentar ofício ao RH! Eu tenho é que me reportar aos meus superiores! Então, essa é uma questão de caráter e de princípios. Eu acredito sim que seja uma retaliação política devido às eleições que já passaram; porque, além disso, eu tenho vídeos gravados pela população em que a recepcionista [do PA] afirma que eu estou atendendo somente no particular. Isso já é uma questão de Ministério Público. Eu tenho testemunhas, até agora não tomei nenhuma medida cabível, correspondente a isso, mas é isso que está ocorrendo em Porto União. Estamos sem médicos, eu me ofereci para aumentar minha carga horária e não fui ouvido. Eleições com páginas viradas, tá? Nós precisamos ajudar a população de Porto União nesse momento”, disse Juliano.
O médico disse que também está disponível para ir à Câmara de Vereadores apresentar sua versão a respeito dos fatos. E encerrou devolvendo a analogia: “Se a equipe de saúde de Porto União é o Barcelona, esse time comandado pelo Marivaldo me mantém na geladeira a pedido do seu presidente”?
Atualização COVID
A atualização da Covid em Porto União nesta terça-feira (30) informa que foram registrados 13 casos novos no município e que 31 pacientes foram recuperados.