Buscar

A 28cm de seu alerta, nível do rio Iguaçu deve subir moderadamente até o sábado e se acalmar


Rio Iguaçu saiu da caixa com as recentes chuvas na região - Foto ilustrativa | A2 Portal


O nível do rio Iguaçu em Porto União da Vitória atingiu às 9h desta sexta-feira (10) a marca de 4,612m, ficando a 28cm de seu alerta. No entanto, com a previsão indicando a inexistência de chuvas na bacia para os próximos dias, o rio tende a iniciar o retorno à caixa a partir do sábado (11).



A marca local desta manhã ficou 4cm acima do estimado para as 7h, lembrando sempre que as previsões hidrológicas da Copel são de caráter indicativo e não devem ser usadas isoladamente para a tomada de decisão, pois poderão eventualmente ocorrer erros devido a falhas inerentes aos processos de aquisição de dados e de modelagem.


São disponibilizados dois cenários de previsão com chuva: considerando as previsões de chuva do Simepar; sem chuva: considerando as próximas 24 horas sem chuva. O sistema indica, portanto, que o nível neste sábado (1) estará em 4,64m às 16h. Se devido a outros fatores for mantida uma variação semelhante (4cm superiores), seriam 4,68m, ou seja, ainda a 21cm do alerta (4.89m).




Clima

A sexta-feira (10) começa com muitas nuvens e chance de chuva bem isolada, de fraca intensidade no estado por conta de um ciclone em alto mar, na altura do litoral do Uruguai. Mas, no decorrer do dia, o avanço de uma massa de ar frio, de origem polar, favorece a gradual melhora nas condições do tempo a partir das áreas de divisa com o RS e a queda das temperaturas. À tarde, as temperaturas variam de 19°C a 23°C no litoral e áreas próximas, perto dos 15°C no Planalto Sul e entre 14°C a 17°C nas demais áreas.


À noite, com a atuação da massa de ar frio, as temperaturas caem, favorecendo um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (45 a 70 km/h) no litoral e áreas próximas a partir da tarde, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.


No sábado (11) uma massa de ar frio, de origem polar, favorece um dia com sol a poucas nuvens no estado, temperaturas baixas (principalmente entre a madrugada e manhã). Amanhecer com chance de geada ampla, temperaturas baixas em SC, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas à onda de frio. Mínimas perto de -5°C na Serra, de -1°C a 4°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, em torno de 4°C no Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, boa parte do Litoral Sul e entre 6°C a 13°C nas demais áreas.


À tarde, as temperaturas chegam aos 9°C na Serra, de 9°C a 13°C no Grd. Oeste, 16°C a 18°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte e de 11°C a 16°C nas demais áreas. A convergência dos ventos vindo da massa de ar frio com o ciclone em alto mar favorece ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) em áreas dos Planaltos ao litoral. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos.


No domingo (12) permanece a atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, em SC, o que favorece um dia com sol a poucas nuvens e temperaturas baixas (principalmente na madrugada e manhã). Amanhecer com chance de geada ampla e temperaturas baixas em SC, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas à onda de frio. As mínimas ficam perto de -5°C em pontos da Serra, de -3°C a 3°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, de 3°C a 7°C no Litoral Sul e de 5°C a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 10°C no Planalto Sul, de 10°C a 13°C no Grd. Oeste, 15°C no Planalto Norte, Grd. Fpolis. Serrana e de 15°C a 18°C nas demais regiões. A convergência dos ventos vindo da massa de ar frio com o ciclone em alto mar favorece ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, de moderada intensidade em áreas dos Planaltos ao litoral.


Tendência para os próximos dias

Na segunda-feira (13) e terça-feira (14) a massa de ar frio, que é um sistema de alta pressão, segue mantendo as condições de tempo estável (com sol a poucas nuvens) em SC e temperaturas baixas entre a madrugada e amanhecer. As temperaturas mínimas variam de 6°C a 12°C no litoral, áreas próximas, de 0°C a 4°C em grande parte do estado (com pontuais negativos entre os Planaltos e Meio Oeste). À tarde, com a presença do sol, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul e até 20°C em grande parte de SC.

1/4