Buscar

A pressão sobre as forças russas aumenta após os avanços da Ucrânia



Autoridades de defesa e analistas ocidentais disseram no sábado acreditar que as forças russas estavam estabelecendo uma nova linha defensiva no nordeste da Ucrânia depois que as tropas de Kyiv romperam a anterior e tentaram avançar mais para o leste.


O Ministério da Defesa britânico disse em um briefing diário de inteligência que a linha provavelmente está entre o rio Oskil e Svatove, cerca de 150 quilômetros (90 milhas) a sudeste de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.


A nova linha vem depois que uma contra-ofensiva ucraniana abriu um buraco na linha de frente anterior na guerra e recapturou grandes extensões de terra na região nordeste de Kharkiv, que faz fronteira com a Rússia.


Moscou “provavelmente vê a manutenção do controle desta zona como importante porque é transitada por uma das poucas principais rotas de reabastecimento que a Rússia ainda controla da região de Belgorod da Rússia”, disseram os militares britânicos, acrescentando que “uma defesa obstinada desta área” foi provável, mas que ainda não estava claro se os russos seriam capazes de resistir a outro ataque ucraniano combinado.

1/7