Acidente de trem na Grécia deixa 36 mortos e dezenas de feridos

Dois trens colidiram frontalmente na Grécia, matando pelo menos 36 pessoas e ferindo 85 na noite de terça-feira (28 de fevereiro). Três vagões saíram dos trilhos pouco antes da meia-noite, depois que os trens - um de carga e o outro de 350 passageiros - colidiram no meio do caminho entre Atenas e Thessaloniki.
O acidente ocorreu quando o trem de passageiros emergiu de um túnel. A causa do acidente, o mais mortal da história do país, não está clara. Hoje (1), a polícia disse que o chefe da estação de 59 anos da cidade grega de Larissa, nas proximidades, foi preso. Um oficial da polícia disse que o promotor apresentou acusações de contravenção contra ele.
Ele foi acusado de mortes em massa por negligência e de causar lesões corporais graves por negligência, acrescentou o oficial. O homem negou qualquer irregularidade e atribuiu o acidente a uma possível falha técnica, disse o policial.
O promotor da Suprema Corte da Grécia já havia ordenado uma investigação, com o porta-voz do governo Yiannis Economou observando que os dois trens foram deixados rodando na mesma linha por "vários quilômetros".
A presidente grega Katerina Sakellaropoulou disse que estava interrompendo uma visita à Moldávia para retornar à Grécia após o acidente. Ela anunciou sua decisão em uma coletiva de imprensa na Moldávia.

O impacto da colisão provocou um incêndio em vários vagões, queimando muitos passageiros que foram levados às pressas para hospitais. Funcionários do hospital na cidade vizinha de Larissa disseram que pelo menos 25 pessoas tiveram ferimentos graves.
“Ouvimos um grande estrondo, foram 10 segundos de pesadelo”, disse à Reuters o passageiro Stergios Minenis, 28, que saltou para um local seguro dos destroços.
Konstantinos Agorastos, governador da região da Tessália, disse à TV SKAI que os primeiros quatro vagões do trem de passageiros descarrilaram, com o primeiro e o segundo, que pegaram fogo, “quase totalmente destruídos”.
“A parte frontal do trem foi destruída… estamos recebendo guindastes e equipamentos de elevação especiais para remover os detritos e levantar os vagões. Há destroços espalhados por todo o local do acidente.
Cerca de 250 passageiros foram levados com segurança para Thessaloniki em ônibus. Um passageiro disse à emissora estatal ERT que conseguiu escapar depois de quebrar uma janela com sua mala.
Equipes de resgate carregando tochas procuraram passageiros presos dentro dos destroços e também vasculharam os campos ao redor.