Afinal, que time é o Laranja Mecânica, adversário do Iguaçu na estreia do paranaense?
“Ser o melhor projeto de futebol de formação no Brasil” é a meta do "holandês" time adversário do Iguaçu no jogo de domingo, em nossa casa.
Por Marcelo Storck Jornalista - DRT 8108

Foto Assessoria ECLM
“Conheça o seu inimigo [adversário] como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas [partidas]”. A frase é de Sun Tzu, general e filósofo chinês conhecido por seu tratado de estratégias militares “A Arte da Guerra”.
Por mais que o Iguaçu tenha nascido dentro do 5º Batalhão de Engenharia e Combate e que estejamos tratando da "Arte do Futebol" numa competição em não há inimigos, mas adversários, “se armar” para o Campeonato Paranaense da 2ª Divisão 2022 pode ser dispensável "só no sentido figurado".
Confira a primeira rodada:

Não será fácil espremer
Assim, toda estratégia possível “poderá ser pouca” numa competição que promete ser mais bem equilibrada que a de 2021, quando o Iguaçu terminou na 5ª colocação. Mesmo sem a bola rolar, cabe investigar a tal Laranja Mecânica, do Norte do Paraná, adversária do Iguaçu na partida de estreia agendada para as 15h30 no estádio Antiocho Pereira, em União da Vitória.
Fundado em 18/10/2008, os objetivos do ECLM Arapongas sempre foram a formação de futebol, desenvolvimento social e econômico. Tanto que definiu como missão “ser o melhor projeto de futebol de formação no Brasil”, mesmo sendo Holandês.
Sim, tem mesmo a ver com a história seleção vice-campeã mundial de 1974. A começar pelos fundadores do time, todos da Holanda e, tomem nota, com boa vivência no futebol.
A filosofia do trabalho tem raízes na formação de base do país que é considerado a melhor do mundo, o que já traz reflexos para o time de Arapongas (PR), com vários jogadores revelados atuando em clubes profissionais no Brasil e no exterior.

Não por menos: conta com moderno Centro de Treinamento situado às margens da BR-344, que liga Maringá a Londrina. Uma estrutura invejável: três piscinas de natação; 11 apartamentos de luxos com banheiros confidenciais; academia, refeitório, refeitório; sala de eventos; sala de análises de vídeos, dois campos de futebol, um miniestádio, cabine de imprensa e até uma mansão com cinco suítes luxos no terreno de 84.000m2.
O elenco 2022
Para a divisão de acesso do campeonato Paranaense 2022, o EC Laranja Mecânica Arapongas apresentou oficialmente o seu elenco e a comissão técnica para a temporada em evento realizado em 22 de março. Parece “em cima da hora”, mas o trabalho nos gramados já existia.

Tanto que a contratação dos seus dois primeiros reforços (o lateral esquerdo Igor Meneghel, de 24 anos, que estava no Operário do Mato Grosso, e o lateral direito Manoel, de 25 anos, que conquistou o vice-campeonato da Terceira Divisão do Paranaense em 2021 com o Foz do Iguaçu) foi feita bem antes disso. Outro destaque do elenco é o zagueiro Diego Fracarolli, de 23 anos, que estava na Europa, na equipe do Partizan Bardejov da Eslováquia.
O time seguiu se preparando com o Coordenador Técnico do EC Laranja Mecânica Arapongas, Rogério Cimini, visando a estreia com jogos treinos. O mais recente foi sábado, 26 de março, contra o time do Itararé e com uma novidade: pela primeira vez desde a profissionalização da equipe que a torcida pode acompanhar a partida diretamente do estádio.
E o Iguaçu?
O Iguaçu, esse é conhecidíssimo da torcida. E há momentos em que o silêncio, principalmente antes de uma rodada inaugural, faz parte das estratégias. Mas já se sabe que a Pantera do Vale traz novidades para 2022, do técnico ao uniforme. O time dirigido por Dudu Sales também realizou forte preparação para a competição, enfrentando times que exigiram do elenco como Paraná Clube e Chapecoense.
Logo mais haverá uma transmissão pelo Canal do clube no You Tube quando a coletiva de imprensa trará outros detalhes sobre a Pantera do Vale.
Depois, resta aguardar que o esquema tático do Dudu e seus atletas consigam "espremer" os visitantes e iniciar logo com três pontos na estreia em casa, algo que jamais ocorreu desde o retorno do Iguaçuzão. Água não vai faltar para o suco: a previsão é de pancadas de chuva para a tarde de domingo. Por isso, melhor garantir seu ingresso antecipado na área coberta. As condições são essas abaixo:

Você sabia?
O apelido “Laranja Mecânica” dado à seleção de futebol da Holanda surgiu depois do desempenho na Copa de 1974, na Alemanha.
A seleção laranja chegou até a final do campeonato graças a uma tática revolucionária, que recebeu o nome de “carrossel” ou “futebol total”: os jogadores não assumiam posições fixas, circulando pelo campo e tocando a bola até o gol adversário. O sucesso do jogo holandês rendeu ao time o apelido de “laranja mecânica”, referência tanto à cor da camisa holandesa quanto ao filme homônimo de Stanley Kubrick, de 1971, um dos grandes sucessos cinematográficos da década. A única derrota da Holanda no Mundial de 74 foi justamente na final, quando o time perdeu o título para os alemães, donos da casa.
Arbitragem de domingo Árbitro
FELIPE KIRCHNER BELLO Cidade: CURITIBA - PR
Assistente 1
ALISSON ALCEU BERNARDI LOVATO Cidade: BOCAIUVA DO SUL - PR
Assistente 2
DANIEL HENRIQUE BAURA BISS Cidade: GUARATUBA - PR
Quarto Árbitro
FELIPE AUGUSTO ALVES Cidade: CURITIBA - PR
Analista
GUILHERME ROGGENBAUM Cidade: CURITIBA - PR
Delegado
ALVARO RODRIGO FERREIRA Cidade: CURITIBA - PR