Buscar

Agosto Dourado. Campanha lembra os benefícios do aleitamento materno


Fundamental para o desenvolvimento e a nutrição nos primeiros meses de vida de um bebê, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro”. E para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o Agosto Dourado marca a campanha e destaca seus benefícios.


Em União da Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde atua incentivando a amamentação desde o acompanhamento pré-natal, quando a gestante recebe as orientações e o incentivo para o aleitamento materno e segue durante o acompanhamento de puericultura que é realizado com as crianças até dois anos de idade.

“Durante o pré-natal a gestante já conhece os benefícios do aleitamento materno, o que contribui de forma positiva para a decisão da mãe pelo início e duração do aleitamento materno”, afirmou o secretário de Saúde, Diego Train.


Após o nascimento, a mãe e o bebê passam a ser atendidos pela equipe multiprofissional, que faz ao acompanhamento do desenvolvimento da criança. Atualmente, União da Vitória possui 14 equipes de Saúde da Família e uma equipe de Atenção Primária, que fazem o acompanhamento da mãe e do bebê, sempre oferecendo apoio e incentivo ao aleitamento materno.


Benefícios do aleitamento materno:

• Maior contato entre mãe e filho;

• Melhora a digestão e minimiza cólicas;

• As crianças amamentadas possuem menor risco de alergias, infecções, diarreias e menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2;

• É o alimento mais completo para o bebê e possui tudo o que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de idade.

• Ajuda no desenvolvimento da arcada dentária;



1/7