Buscar

Alto da Gloria sem telefonia e internet: caminhão derrubou cabos


Um problema clássico do anel central de Porto União voltou a ser registrado. Ontem (8), por volta das 12h, um caminhão que transitava pela avenida Coronel Amazonas, esquina com a rua Santos Dumont - conhecida como "Alto da Gloria" -, enroscou sua carga na fiação suspensa entre postes, derrubando o sistema.

Com isso, os cabeamentos de telefonia fixa e de internet romperam. Equipes atuaram no local, no entanto, passadas mais de 20h o serviço ainda não foi restabelecido.

A região é de predominância residencial, mas também há escritórios comercias afetados juntamente com outros espaços home office que estão eletronicamente incomunicáveis.


Problema histórico

O trânsito de caminhões “pesados” pelo anel central de Porto União é problema histórico crônico. Além de ocorrências desse tipo, de derrubada da fiação suspensa, tombamentos e abalroamentos já ocorreram, inclusive derrubando paredes de residências.


Para transitarem entre as rodovias paranaense BR 153 e BR 476 com as catarinenses BR 280 e SC 135, motoristas destes veículos não encontram outro caminho.

Assim, utilizam dois principais eixos urbanos: no bairro São Pedro, passando pela avenida dos Ferroviários, e na área central, utilizando a avenida Coronel Amazonas.

Na ausência de uma estrutura urbana rodoviária capaz de desviar tal fluxo, o município já tentou no âmbito legal contornar a situação, estipulando normas proibindo o trânsito pesado em alguns trechos.

Mas, como se percebe, principalmente sem fiscalização, o ato se resume à orientação em placas, tornando-se ineficiente em sua prática.


1/4