Buscar

Anatel abre consulta para padronizar carregadores de celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma consulta pública esta semana (28) sobre a proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. A consulta pública 45/2022 propõe a que todos os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C.


Segue a linha do parlamento europeu que apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento por cabo USB Tipo C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.


Nos Estados Unidos, uma comissão de parlamentares também solicitou ao departamento de comércio a padronização dos carregadores com fio. Além de acabar com custos desnecessários dos clientes, a estratégia vai ajudar a reduzir o lixo eletrônico e oferecer uma facilidade na hora da comprar smartphones.


Padronização do USB-C

A Anatel avaliou a possibilidade ao estudar o tema em outras nações e propôs o projeto para desenvolver uma estratégia semelhante no Brasil. A consulta pública está aberta para participação no site oficial do Participa Anatel até o dia 26 de agosto de 2022.


Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronização de interface de carregamento de smartphones — inclusive, a padronização da agência já foi objeto de estudo em fóruns internacionais.


Assim como no exterior, a decisão deve influenciar principalmente o modelo de negócio da Apple, que utiliza a conexão Lightning em produtos como o iPhone. No entanto, como a mudança ainda pode demorar para ser aprovada, a tendência é que a companhia.


A Consulta Pública nº 45/2022 está disponível para contribuições no Participa Anatel (https://apps.anatel.gov.br/ParticipaAnatel/Home.aspx) até 26 de agosto de 2022.

1/6