top of page
Buscar

Antes e depois: imagens de satélite mostram extensão da devastação do terremoto na Turquia


Imagens de satélite de cidades turcas afetadas pelo terremoto mostram a terrível extensão da devastação, com casas destruídas e bairros irreconhecíveis pelo terremoto. Milhares de edifícios desabaram em toda a Turquia após um desastre que levou a mais de 9.000 mortes. Imagens de satélite da Maxar Technologies mostram como o terremoto afetou as pessoas que vivem nas cidades de Islahiye e Nurdagi, na província de Gaziantep, no sudeste do país. Eles mostram casas em Islahiye arrasadas, algumas com telhados, quase intactas, sobre pilhas de escombros. Escavadeiras podem ser vistas limpando os escombros enquanto as equipes de resgate vasculham os restos dos edifícios. Em alguns pontos, restam muito poucas evidências nos lotes onde antes ficavam as casas das famílias. As estradas ao redor estão repletas de veículos usados ​​para transportar equipes de resgate para os bairros destruídos. Equipes trabalharam na noite de terça e na manhã de quarta-feira (8) em todo o país, retirando mais corpos dos escombros de casas destruídas. Mais de 8.000 pessoas já foram retiradas dos escombros. Cerca de 380.000 pessoas se refugiaram em abrigos ou hotéis do governo, disseram as autoridades. “É como se tivéssemos acordado no inferno”, disse Osman Can Taninmis, cujos familiares ainda estavam sob os escombros em Hatay, a província mais afetada da Turquia. “A ajuda não está vindo, não pode vir. Não podemos alcançar ninguém. Todos os lugares estão destruídos.”


“Não temos barraca, não temos fogão de aquecimento, não temos nada. Nossos filhos estão em péssimo estado. Estamos todos molhados na chuva e nossos filhos estão no frio”, disse Aysan Kurt, 27, à AP. “Não morremos de fome nem do terremoto, mas morreremos gelados de frio.”

Imagens da cidade de Nurdagi, que fica perto do epicentro do terremoto, mostram serviços de emergência instalados em torno de casas e armazéns danificados.

cabecalho.png
bottom of page