Buscar

Arqueólogos encontram estátua de Hércules de 2 mil anos



Neste mês de outubro, arqueólogos anunciaram a descoberta de uma estátua de 2.000 anos do semideus Hércules no local da antiga cidade grega de Filipos, no norte da Grécia.


Há muito se acredita que Filipos seja um dos sítios arqueológicos mais promissores do país; a descoberta desta grande estátua situada em uma praça da cidade é um dos achados mais significativos até hoje.


A estátua foi descoberta por uma equipe da Aristotle University of Thessaloniki liderada pela professora Natalia Poulou, pelo professor assistente Anastasios Tantsis e pelo professor emérito Aristóteles Menzo, juntamente com uma equipe de 28 alunos.


A estátua é datada de 2 d.C. e mostra o semideus carregando um porrete e segurando uma pele de leão com uma coroa de folhas de videira em uma postura triunfante. Era costume no período bizantino que edifícios e espaços públicos fossem decorados com estátuas como esta, mas o tamanho e a qualidade da estátua são notáveis, disseram especialistas.


Embora o local fosse conhecido por ser um sítio de importância arqueológica, não foi escavado até 1914. Após a escavação ter sido abandonada devido à Primeira Guerra Mundial, o trabalho foi retomado em 1920 e novamente após a Segunda Guerra Mundial. As escavações seguem em andamento.

1/7