Avalanche nos Alpes franceses mata pelo menos seis e fere vários

Pelo menos seis pessoas morreram e nove ficaram feridas em uma avalanche na geleira Armancette, perto do Mont Blanc, no sudeste da França, confirmou o ministro do Interior, Gerald Darmanin. Entre os mortos estão dois guias de montanha, segundo a vice-prefeita Elisabeth Mollard, enquanto outros dois continuam desaparecidos. Vários outros feridos foram levados ao hospital.
As identidades das vítimas ainda não foram confirmadas, mas, segundo as autoridades locais, acredita-se que elas estivessem esquiando nas montanhas. A avalanche, que media 1.000 metros de comprimento por 100 metros de largura, foi causada por uma laje de neve que se desprendeu do topo da montanha, segundo Jean-Luc Mattel, funcionário da aldeia vizinha de Contamines-Montjoie.
Os socorristas enviaram um helicóptero e cães especializados em resgate de montanha para o local e ainda estão vasculhando a área em busca de sobreviventes. Chamonix, a pequena cidade na base do Mont Blanc, é um local de férias popular durante o fim de semana da Páscoa francesa.
Nenhum alerta de avalanche foi emitido pela Meteo France, mas uma combinação de vento e clima quente pode ter sido a causa do desastre, disse a prefeitura do departamento de Haute-Savoie, acrescentando que uma nova avalanche não pode ser descartada. A notícia chega um dia depois que as autoridades suíças resgataram um grupo de caminhantes de uma avalanche nos Alpes suíços. No mês passado, um adolescente britânico morreu após ser arrastado por uma avalanche durante uma excursão de esqui na Suíça. Dezenas de pessoas morreram em avalanches nos últimos anos, principalmente na França, Suíça e Áustria.