Buscar

Ballet de Londrina se apresenta em União da Vitória



O penúltimo espetáculo do repertório do Ballet de Londrina abordava os conflitos de convivência em um mundo em colapso. Quando estreou, ninguém imaginava o longo e difícil período que a humanidade atravessaria a partir de 2020, com a pandemia do novo coronavírus. A circulação do espetáculo “Oração pelo fim do mundo” por onze cidades do Paraná, então em curso, teve de ser interrompida. Recentemente, o Ballet enfim retomou as apresentações presenciais e chega a União da Vitória nesta sexta, dia 11 de junho, às 19 horas, no Cine Teatro Luz. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos a partir de uma hora antes da apresentação. A classificação indicativa é de 16 anos.


A turnê é apresentada e tem apoio exclusivo da Copel, por meio de projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e do Governo do Estado do Paraná. A realização é da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina) e da Prefeitura Municipal de Londrina, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória.


“Oração pelo fim do mundo”, que estrou em 2017, é um dos espetáculos de maior sucesso da safra recente do Ballet de Londrina. Ele leva para a cena dez dançarinos para abordar os conflitos humanos em pleno século XXI. A coreografia investe em formações coletivas e traz cenas de contundência teatral para evocar reflexões sobre a intolerância, a violência, o preconceito, o bullying, o ataque às minorias, o ódio pela diferença e o genocídio.


A montagem se apresenta como uma súplica de misericórdia e um grito de espanto diante dos horrores praticados pela humanidade contra a própria humanidade. Em meio à devastação, surgem laivos para pensar a necessidade do diálogo, a urgência da empatia e a reconquista da nossa delicadeza perdida.


Justamente por abordar temas atuais e propor um recomeço mais fraterno, o espetáculo tem um significado tocante neste momento de retomada. “Já apresentamos em três cidades paranaenses neste retorno e a emoção sempre está presente tanto na plateia quanto no elenco. É muito bonito poder retomar os encontros no contexto da arte, ainda mais com um espetáculo que leva a gente a pensar sobre a importância do próximo, sobre a necessidade de convivência pacífica”, opina o diretor da companhia Marciano Boletti. Em cada cidade, neste projeto, ele ministra também uma oficina de dança com o objetivo de integrar artistas locais com o trabalho do Ballet de Londrina.


“Oração pelo fim do mundo” tem coreografia de Leonardo Ramos, direção de produção de Danieli Pereira, iluminação de Ricardo Grings e conta com os seguintes bailarinos: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, Lucas Manfré, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Thaisa Morais, Viviane Terrenta e Wesley Silva.



Serviço:

Copel apresenta:

“Oração pelo fim do mundo”

Ballet de Londrina (Londrina-PR)

Dia 11 de junho (sábado)

19 horas

Cine Teatro Luz

(R. Carlos Cavalcante, 124 - Centro)


GRATUITO


*Retirada dos ingressos no Museu Histórico Aniz Domingos

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

Ficha Técnica:

Direção: Marciano Boletti

Coreógrafo da obra: Leonardo Ramos

Assistente de Direção/Direção de Produção: Danieli Pereira

Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, Lucas Manfré, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Thaisa Morais, Viviane Terrenta e Wesley Silva

Criação de luz e operação: Ricardo Grings

Textos: Renato Forin Junior

Fotos: Fábio Alcover

Designer gráfico: Renan Popowicz

1/6