top of page
Buscar

Câmara reprova requerimento popular em desfavor de vereadores de União da Vitória



Foi reprovado o requerimento de instauração de processo em desfavor dos Vereadores Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS) e Alandra Roveda Grando (PL) protocolado em 4 de novembro deste ano na Câmara Municipal de União da Vitória (PR).


O requerimento de uma eleitora trata de denúncia aos dois vereadores alegando a participação em manifestação como um ato criminoso com objetivo de tumultuar e causar o caos, referindo-se ao manifesto democrático como antidemocrático e pedindo portanto, a cassação de seus mandatos.


A Vereadora e Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda, abriu sua fala lembrando que a censura é expressamente vedada no Brasil. Anderson Cardoso (PROS) que usou durante a Sessão a Tribuna para falar sobre o caso, citou o artigo da Constituição Federal, onde... conforme o Art. 5.o, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E, ainda, livres à manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato. Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Clodoaldo Goetz (PV) apoiaram mencionando que não trata-se da defesa dos colegas, mas da defesa da liberdade de expressão e democracia.


A Vereadora Thays Bieberbach (PT) pediu ao presidente para prorrogar a votação, para analisarem novos documentos. Foi negado pelo Presidente Cordovan que alertou a Vereadora lembrando que o requerimento já havia tramitado para a análise interna dos vereadores e também tratado em reunião semanal das Comissões, sendo ainda a última, na mesma segunda-feira pela manhã, reunião esta que a Vereadora não esteve presente.


A instauração do processo foi negado pela maioria dos vereadores, com somente o voto contrário da Vereadora do PT. Muitos municípes estiveram no Plenário da Câmara Municipal, vestindo verde amarelo em defesa da democracia e da liberdade de expressão em apoio aos vereadores.

1/9
bottom of page