Buscar

Carro movido a óleo de fritura, faz 10km por litro



O ecologista gaúcho Paulo Roberto Lenhardt, foi pioneiro na instalação de um sistema que permite ao motor a diesel funcionar à base de óleo vegetal. Ele adaptou sua S10, motor MWM 2.8 turbo, para funcionar com o óleo que seria futuramente descartado.


O óleo de cozinha usado, é uma importante matéria-prima para um biocombustível de eficiência que pode ser comparada com a do diesel comum. Paulo viajou o mundo em busca de alguns exemplos de uso de óleo vegetal nos veículos.


A ideia está ligada aos princípios do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, em que faz parte, que é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da agroecologia, e da educação ambiental, atuando regional, nacional e internacionalmente. A partir daí, teve a ideia de substituir o uso do combustível fóssil extremamente poluente por um combustível sustentável.


Segundo ambientalistas o combustível a base de óleo vegetal, reduz em até 75% a emissão de gases estufa, se comparado aos combustíveis fósseis. Um outro ponto a favor desse biocombustível é que ele lubrifica o motor, tendendo a aumentar sua vida útil , inclusive dificultando que a bomba injetora acabe ficando entupida. (Fonte: Engenharia de Hoje)


1/4