Buscar

Caso mortal de doença rara transmitida por carrapatos faz uma vítima nos EUA



O Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Maine (EUA) disse esta semana que confirmou um caso fatal do vírus Powassan, doença que é transmitida pela picada de carrapatos de veados infectados, também conhecidos como marmotas.


A vítima, moradora do condado de Waldo, no centro-sul do Maine, desenvolveu sintomas neurológicos e morreu no hospital, de acordo com o CDC do Maine. Provavelmente foi infectada na região, disseram autoridades de saúde. Não foram fornecidos mais detalhes sobre o caso.


"Os carrapatos quando estão ativos procuram um hospedeiro para morder ", explica Nirav D. Shah, diretor do Maine CDC. Ele alertou os moradores em um comunicado. "Peço ao povo e visitantes do Maine que tomem medidas para evitar picadas de carrapatos".


Muitas pessoas infectadas com o vírus Powassan não ficam doentes, de acordo com o hospital. Os sintomas podem começar uma semana a um mês após a picada e podem incluir febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, confusão, perda de coordenação, perda de memória, fala arrastada ou convulsões. O vírus também pode causar sérios problemas neurológicos, como inflamação cerebral, conhecida como encefalite, que pode ser mortal.


Não há vacina para prevenir Powassan ou medicamento para tratar a doença. A melhor proteção contra qualquer doença transmitida por carrapatos é, em primeiro lugar, prevenir.


As autoridades de saúde aconselham evitar habitats de carrapatos - áreas arborizadas e arborizadas com grama alta - sempre que possível e ficar no meio das trilhas ao caminhar. As pessoas podem se proteger ainda mais com repelentes aprovados pela EPA na pele e nas roupas.


Carrapatos

Carrapato é o nome popular do artrópode da subclasse Acarina (ácaros), da ordem Ixodida, podendo ser classificado nas famílias Nuttalliellidae, Ixodidae ou Argasidae, tendo a primeira apenas uma espécie e as duas últimas, aproximadamente 700 e 200 espécies respectivamente.


Também chamados de carraças são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos.



Durante a temporada de carrapatos, as pessoas devem realizar verificações de carrapatos em si mesmas todos os dias, especialmente depois de deixar um habitat de carrapatos e ao voltar para casa. Eles também devem verificar suas roupas, equipamentos e animais de estimação em busca de carrapatos.


1/4