Chuvas intensas, rajadas de vento e granizo: novo ciclone chega ao Sul nesta terça

Ciclone atua em Santa Catarina e traz alerta para o Inmet – Foto: Reprodução/Nasa/ND
O Centro-Sul do Brasil será marcado por chuvas intensas ao longo desta semana e o tempo já começa a esfriar na terça-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A formação de um ciclone em alto-mar próximo ao Rio Grande do Sul vai provocar a queda de temperaturas no Sul do país logo pela manhã. Na região, ainda há risco de queda de granizo. Também são esperadas chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste do país, além de pancadas isoladas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O boletim meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina destaca que, na terça-feira, a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica vai provocar temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuvas intensas em todas as regiões catarinenses.
No Sudeste, Minas Gerais e Espírito Santo terão temperaturas elevadas, poucas nuvens e baixa possibilidade de chuva. Sobre São Paulo, a atuação do ciclone da Região Sul vai gerar pancadas de chuvas no fim da tarde e no início da noite. No Rio, a precipitação deve começar à noite.
O Inmet registrou um alerta amarelo de “Perigo Potencial” de tempestades no Sul e chuvas intensas no Centro-Norte, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Com a previsão de dias quentes pela frente, parte do Centro-Oeste também será atingido por pancadas de chuvas. O Mato Grosso do Sul, devido ao alto calor e umidade, vai acumular volumes superiores a 50 mm e pode chegar até 34°C. Na Região Norte, o Inmet prevê que o clima quente e úmido vai provocar chuvas em formas de pancadas em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins.
— Na parte leste do Brasil, está atuando o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, na região Nordeste, prevalece um tempo bom, com poucas nuvens e com possibilidade de chuvas apenas no Maranhão, no oeste do Piauí e na faixa litorânea da Bahia. Isso ocorre porque, na borda do vórtice, há uma estabilidade que gera possibilidade de chuva , explica a meteorologista do Inmet Andrea Ramos.
Andrea ressalta as altas temperaturas na região nordestina, assim como o baixo nível de umidade, que deve ficar abaixo de 20% na terça-feira. O destaque é para o Piauí, Bahia e oeste de Pernambuco.
SC/PR

Temporais isolados e chuva intensa ao longo desta terça-feira em Santa Catarina
A Defesa Civil aponta que ao longo desta terça-feira (24), haverá uma intensificação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. Com isso, a pasta não descarta a possibilidade de ocorrências de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses.
Possibilidade de ocorrências de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses. Possibilidade de ocorrências de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses. Ainda, segundo o boletim meteorológico do órgão, as áreas que exigem maior atenção ao longo da terça-feira são: o Grande Oeste catarinense, e em partes da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.
O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. As temperaturas seguem em elevação, em especial, no Vale do Itajaí, no Norte do Estado e na faixa litorânea. A Pasta indica que neste dia os termômetros podem marcas as máximas nas casas de 30 a 33°C.
O tempo se mantém instável também na quinta-feira (25), entre o Grande Oeste e o Norte de Santa Catarina e contará com ventos e queda nas temperaturas por conta da atuação de um ciclone em alto mar.
Além disso, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná. O ciclone, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil atuará em alto mar, entre a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Esse sistema favorece os ventos do quadrante sul no estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras.
As temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores e não devem passar dos 20°C no Litoral catarinense. Na quinta-feira (26), áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região Norte voltam a fornecer condições para temporais, especialmente no Grande Oeste catarinense. Já na sexta-feira (27), as instabilidades ganham força, trazendo temporais com chuva intensa e volumosa para a maioria das regiões.