Buscar

Ciclone extratropical coloca SC em alerta para enxurradas e deslizamentos


Há possibilidades de deslizamentos esta semana em SC - Foto Governo do Estado


A formação de um ciclone extratropical fará o tempo instável nesta terça-feira (09) com chuva persistente, de moderada a forte intensidade, elevados acumulados em curto intervalo de tempo que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente, do centro ao leste de Santa Catarina.


O risco é moderado a alto para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Por conta da formação do ciclone, o vento ganha força ao longo do dia, com velocidade média de 25 a 40 km/h, direção leste a sudeste, e rajadas de ventos de 50 a 80 km/h (pontualmente podendo chegar perto dos 100 km/h) no litoral e áreas próximas.




O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos. As temperaturas não variam tanto no decorrer do dia, variando de 9°C a 13°C na Serra, não passando dos 18°C no litoral e áreas próximas, entre 11°C a 16°C nas demais regiões.


Na quarta-feira (10) o ciclone ocasiona chuva em grande parte de , principalmente dos Planaltos ao litoral, com elevados volumes sendo esperados nesta área. Também favorece a intensificação do vento médio e das rajadas de ventos no litoral e áreas próximas, podendo ser superiores a 80 km/h, com direção sudeste/sul e a agitação marítima (altura de ondas que podem chegar aos 4,0 m) no litoral de SC.


Ainda, com a lua na fase cheia, há chance de alagamentos costeiros. O risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos, mar muito agitado, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações. Na quinta-feira (11), com o ciclone afastado de SC, as condições do tempo melhoram.

1/7