Buscar

Clima muda durante esta semana no PR e SC



A semana que se inicia terá alterações climáticas, informam meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina. O domingo (10) segue sob atuação de uma massa de ar quente e seco, o que mantém o tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC.


À tarde, as temperaturas sobem e as máximas chegam aos 29°C no Litoral Sul, 23°C no Planalto Sul e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões. A umidade deve ficar abaixo dos 30% em localidades do Grande Oeste no período da tarde, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos com direção nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade (15 a 35 km/h) e rajadas ocasionais em localidades do Grande Oeste ao Litoral Sul de até 50 km/h. Com isso, o risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.


A segunda-feira (11) ainda será marcada pela presença do sol a algumas nuvens no Paranpa e em Santa Catarina em boa parte do dia. Mas, a partir da noite, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento de nuvens com chance de pancadas de chuva isoladas (que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados) nas áreas de divisa com o RS.


Chuvas

Na terça-feira (12) a passagem de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados entre a madrugada e à tarde. No decorrer da tarde, a entrada de uma alta pressão favorece a gradual melhora nas condições do tempo a partir do Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Por conta da passagem da frente fria, o vento passa de quadrante norte para sul com moderada intensidade e rajadas de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos. Por conta da maior presença das nuvens, as temperaturas variam pouco no decorrer do dia. No amanhecer, as mínimas variam de 9°C a 14°C no Grande Oeste, Planaltos e de 15°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 13°C a 16°C no Grande Oeste, Serra, chegam aos 28°C no Litoral Norte e não passam dos 23°C nas demais áreas.

Durante a quarta-feira (13) uma alta pressão se desloca sobre a região Sul em direção ao mar, mas entre a tarde e noite, a presença de cavados ocasiona pancadas de chuvas em SC. A quinta-feira (14) começa com chuva em SC, mas que cessam no decorrer do dia.

1/6