Buscar

COLUNA MARCELO STORCK 28/01/2022


Boa notícia A empresa Engemass iniciou os trabalhos de recuperação do acesso ao distrito industrial de Porto União. Uma obra das mais importantes que conta com apoio do governo estadual e que há muito era solicitada. Que bom.


Outra boa

O grupo Arte do Porto está de parabéns. Buscou recursos por meio até de rifa e, também, junto ao edital Elisabete Anderle (FCC) para a recuperação do Armazém I da RFFSA, cuja obra inicia a fase de conclusão. Agora a entidade presidida pela artista Raquel Storck atua com a parte do mobiliário do espaço que abrigará o artesanato local. Obra tocada com muita competência pela empresa do amigo Julio Michaliszyn.


Assembleia Já o Instituto SIM que tem sede em Porto União no armazém II (cujo restauro chegou à fase de iniciar pintura) realiza amanhã (29), às 14h, Assembleia Geral em sua sede em União da Vitória para atualização estatutária conforme edital publicado no Canal4. Uma fase de reorganização burocrática necessária para poder avançar para outras ações e, também, de recuperar foco na missão e objetivo da entidade. A boa é que o ano letivo começa em fevereiro, com as aulas garantidas por meio de muito esforço.


Novidade O Instituto SIM terá entre as novidades do ano as aulas de violino e violoncelo. No entanto, começarão um pouquinho mais tarde, haja vista a necessidade de organizar o estrutural. Assim como ocorreu com os instrumentos de sopro e percussão, a ideia é estruturar instrumental e pedagogicamente para o naipe de cordas e, em breve, poder levar esta seção à frente da banda atual.


Transmite A TV Assembleia transmite no próximo no domingo (30) a partida entre CE União e Coritiba, válida pela terceira rodada do Campeonato Paranaense de Futebol. O confronto, que será disputado no Estádio Municipal Anilado, em Francisco Beltrão, tem início às 20 horas. A Assembleia Legislativa do Paraná e a Federação Paranaense de Futebol firmaram uma parceria para que uma partida por rodada seja transmitida pela TV Assembleia, como instrumento de fomento ao esporte paranaense.


YouTube Semelhante flexibilização ocorre no campeonato paulista 2022 da Série A onde jogos da competição estão sendo transmitidos pelo YouTube, gratuitamente. Isso só foi possível após o término do contrato da FPF com a Rede Globo. Aos poucos, a democracia vai alcançando outros setores que não só o político. Ganha a população. Segundona Já o Iguaçu está se preparando para a segundona que teve arbitral ontem (27). Confirmaram além do time de União da Vitória: Apucarana Sports, Aruko Esportes Brasil, Foz do Iguaçu, Clube Andraus Brasil, EC Laranja Mecânica, FC Verê, Prudentópolis FC, PSTC e Toledo EC. A competição inicia em abril, em turno único: os dois clubes com menor número de pontos serão rebaixados. As quatro equipes mais bem colocadas avançam às semifinais.


Federação

Escrevi tanto de federação que lembrei dessa, mas política: o PSDB anunciou nesta quinta-feira (27) que vai dialogar com o Cidadania para formar uma federação para as eleições de outubro. Os partidos estavam negociando adotar o novo mecanismo eleitoral desde novembro, mas até a semana passada, o Cidadania discutia uma federação com o PDT que teve a iniciativa. Podemos e MDB são outras legendas que dialogam sobre a montagem de uma frente ampla de centro. Para isso, precisarão definir um candidato único à Presidência, já que não é permitido que uma federação tenha mais de um nome disputando o mesmo cargo.


Federações As federações são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos do mandato. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente. Federações devem ter abrangência nacional, o que também as diferenciam do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro.


Brasil O presidente Jair Bolsonaro não atendeu a uma determinação do relator do caso de suposto vazamento de documentos sigilosos de uma investigação sobre urnas eletrônicas, o ministro Alexandre de Moraes, para que ele prestasse depoimento na Polícia Federal, às 14h. A Advocacia-Geral da União (AGU), que defende Bolsonaro, recorreu da decisão do ministro e pediu que o caso fosse remetido ao plenário do STF. Alexandre de Moraes, no entanto, rejeitou o recurso. Não está claro, no entanto, que medida será tomada para obrigar o presidente a prestar depoimento.


Importante Os paranaenses, quando encomendam algum produto, têm o direito de saber exatamente em que data e período do dia ela será entregue. Uma lei estadual criada na Assembleia Legislativa do Paraná garante que os turnos sejam definidos já na hora da compra, para que os clientes não tenham surpresas na entrega.Já foi o tempo de aguardar o dia todo por uma encomenda, sem previsão de quando ela vai chegar. Determina A lei 17.898/2013 determina que as empresas informem os dias e horários disponíveis e que o consumidor escolha entre os que lhe forem mais convenientes. A regra serve para prestação de serviços agendados também. Além de deixar bem claro se a entrega será pela manhã, tarde ou noite, a empresa precisa fornecer seus dados cadastrais obrigatoriamente no ato da finalização da compra.


Morro da Cruz, 28 de janeiro de 2022

Marcelo Daniel Storck – Jornalista – DRT 8108

1/6