top of page
Buscar

COLUNA MARCELO STORCK

Moegão

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (7) o projeto executivo da nova estrutura do Moegão, obra de R$ 592 milhões do Governo do Estado que vai centralizar as descargas dos trens que chegam ao porto.

Com área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, aumento de 63% na capacidade. Os granéis sólidos vindo pela ferrovia serão descarregados no Moegão e enviados aos 11 terminais interligados do Corredor Leste.


Funilar

A estrutura vai contar com três linhas diferentes, com capacidade de movimentar cerca de duas mil toneladas por hora cada uma. Para isso, será construída uma nova pêra ferroviária de acesso, um pátio em formato circular que possibilita o transporte da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. A carga que sai dos vagões cai em um funil no subsolo e segue através de uma correia transportadora até uma torre de elevadores de canecas, de onde é levada às linhas de correias aéreas. Os grãos serão direcionados pelas correias transportadoras dos eixos Norte e Sul para os terminais, e de lá serão enviados para carregar os navios no Corredor Leste de Exportação, que contará com um píer em T, O que dará mais agilidade ao carregamento.


Crescimento

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 547 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo nos primeiros 7 meses de 2023.


Emplacamentos

Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, encerraram os primeiros 7 meses de 2023 com 101.727 unidades licenciadas, enquanto no mesmo período de 2022 foram 90.152, o que representou um aumento de 12,84%. Quando comparadas as vendas de julho em relação a junho houve queda de 2,66%. Foram vendidas 15.454 unidades em julho contra 15.876 em junho. Quando comparado a julho de 2022, o setor também registra crescimento de 14,36%.


Conferência

Sidnei Cieslak, Chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento-do Paraná, anunciando a realização da V CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR. O evento será dia 22 de agosto, das 8 às 17h, no Auditório da 6° Regional de Saúde de União da Vitória (Rua Marechal Floriano, 262-266 - Centro, União da Vitoria PR, centro), com o tema: Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade.


Safra

O Paraná deve colher 41,4 mil toneladas de café (cerca de 690 mil sacas) na atual safra, volume 42% superior ao obtido no ciclo anterior (29,2 mil toneladas). Até o fim de julho foram colhidos 63% do volume esperado. A análise sobre a situação da cafeicultura no Estado está no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 28 de julho a 3 de agosto. O documento, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), mostra que as lavouras de café em idade produtiva ocupam 25,8 mil hectares no Estado, com 91% em condições boas. Da produção por colher, 96% estão em maturação e 4% em frutificação.

Eleição 2024

O governador Jorginho Mello (PL) procurou o ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo) com o convite para que seja candidato a prefeito de Florianópolis. Mas há outro nome com interesse em disputar na capital é o da deputada federal Daniela Reinehr. A definição pro nomes à majoritária já é assunto em todos os municípios para o Partido Liberal. Inslucive, em Porto União. Cidade Amiga A eleição municipal de 2024 já movimenta fortemente os bastidores políticos em Porto União pelo óbvio: a não possibilidade de reeleição do atual prefeito, Eliseu Mibach. Esse aspecto trouxe à efervescência nomes novos e bastante conhecidos do eleitorado. O que também se repete é a posição do PL em postular na majoritária, com o partido comandado pelo ex-vereador Polaco do Bifão já tendo na alça de mira três possíveis nomes para apresentar a prefeito.


Coluna postada por Redação

bottom of page