COLUNA MARCELO STORCK
Porque SIM

Na noite desta terça-feira (15), a diretoria do Instituto SIM, maestro e professores se reuniram para anotar no livro verde mais uma página na história de luta e perseverança dessa tão importante e distinta instituição. Na pauta, assuntos dos mais importantes, abordados com serenidade, transparência e ânimo. Entre eles, nosso próximo concerto, mais uma vez em homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).
O "livro verde" registra oficialmente as atas desta trajetória desde o ano de 1993, quando nascia a BMSA (Banda Marcial Santos Anjos), grupo que deu origem a tudo isso que vemos, ouvimos e vivemos. Uma história feita por pessoas abnegadas, apaixonadas pelo fazer música e ação social superando barreiras, cada vez mais e melhor. E assim continuaremos!
Aniversaria Aproveitando: nesta quarta-feira (16) aniversaria o professor Celso Marczal, diretor do SIM. Cumprimentos.
Aniversariou Rodeado por pessoas que lhe querem bem, aniversariou nesta terça-feira (15) a Associação Atlética Iguaçu. Um time que é diferenciado e que ressurge a passos largos, mas com um projeto que é consciente, dentro de suas realidades e possibilidades. Cumprimento de modo especial os colegas diretores pela difícil, mas muito bem cumprida missão.
Aprendizado Eu conto que nestes meus 34 anos de jornalismo, presenciei as “mutações” do setor. Tendo iniciado como sonoplasta em radio (Colmeia), no impresso (O Comercio) iniciei na fase do pós-linotipo para, hoje, vivenciar o processo pleno digital.
Falhas
Se antes alguns atrasos se davam pela entrega física “do jornal”, devido a seu meio de transporte rodoviário, hoje, mais do que nunca, dependemos da modernice. Uma falha eletrônica pode gerar grandes atrasos em pleno 2023.
A vida ensina
Foi o que ocorreu comigo desde a última semana em que meu computador principal bugou. Obviamente que eu tenho outros meios de composição jornalística (notebook, celular, outros computadores). O que fica de aprendizado é que todos meus acessos estavam registrados naquele que falhou. Por isso, retomo já tendo colocado na nuvem (abraço, Dilma) meus acessos a todas plataformas para não ficar mais off tanto tempo assim. A vida ensina.
Na ativa Quem já retornou às atividades foi o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo Ratinho Jr. Mesmo com apoio do andador, já está mais uma vez na ativa com seu jeito único de bem fazer política.
CCJ A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, durante a reunião desta terça-feira (15), duas propostas que beneficiam a área da saúde. Uma das matérias institui a Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com epilepsia (CEIPE). A segunda proposição institui a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Bronquiolite no Estado do Paraná
Tênis de mesa
Os atletas do tênis de mesa do Centro Cultural 25 de Julho de Porto União participam de várias atividades durante o mês de agosto. A programação já começou e só termina no final do mês com muitos destaques.
Tênis de mesa
Com a participação de mais de 25 atletas, o Ranking Interno do Clube 25 de Julho foi atualizado em 5 de agosto. Os atletas foram divididos em três categorias:
Ranking-A
1º lugar - Erico R. Rosenscheg 2º lugar - Eduardo Chokailo 3º lugar - Roberval Alves de Lima e Guilherme Chokailo
Ranking-B
1º lugar - Felipe Futerko 2º lugar - Eduardo Ruby 3º lugar - Marco A. Lançarin e Jorge Soares
Ranking-C
1º lugar - Carlos Muller
2º lugar - Fernando Conte
3º lugar - Enzo Millezi e Bruno Conte.
Jogos Comerciários
Também em 5 de agosto, foram realizados os Jogos Comerciários do Paraná, com a etapa final em Caiobá, consagrando como vice-campeão o atleta Ronald Willian Soares dos Santos, que também atua no Clube 25 de Julho.
TMB Estadual E neste final de semana, 18 e 19 de agosto, será a vez da equipe local participar do 4º TMB Estadual, em Videira. A promoção é da Federação Catarinense de Tênis de Mesa, com a confirmação de atletas de 23 clubes do estado, num total de mais de 500 inscrições. A equipe local, representando o Centro Cultural 25 de Julho, participará com nove atletas: Eduardo Chokailo, Enzo Millezi, Erico Ricardo Rosenscheg, Fernando Conte, Gabryel Smek, Ivo Solanho, Marco Antônio Lançarin e Roberval Alves de Lima e Valdecir Ilkiw. A equipe que terá o apoio do Departamento Municipal de Esportes, da Empresa Afhapeças e do Clube 25 de julho, espera fazer uma boa participação.
Caiu em SC O desemprego caiu ainda mais em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%). Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação (64,9%) e de empregados com carteira assinada (88,1%). Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Empregabilidade
O Governador Jorginho Mello relembra que em relação ao trimestre anterior, houve queda de 7,7% da população desocupada. “Podemos considerar que Santa Catarina está em pleno emprego. Desde 2014, o Estado não tinha uma empregabilidade tão boa assim no segundo trimestre. Também estamos à frente na região sul em relação à taxa de desocupação. Isso não significa competição, mas sim que garantimos oportunidade para quem vive hoje no nosso Estado e quer um futuro melhor”, destaca.