Contrabandista foge de barreira policial em Porto União, mas é preso com vinhos e cocaína na BR 280

Por volta das 0h10min desta quarta-feira (29/03) operação de barreira no portal da de Porto União (SC). O veículo L200 Triton, branco, recebeu sinal de parada, mas seu condutor empreendeu fuga. As guarnições acompanharam o veículo que seguiu pela BR 280 sentido Canoinhas. O condutor realizou ultrapassagens proibidas, colocando em risco a vida de outros condutores que trafegavam pela rodovia, chegando a trafegar a mais de 180km/h. Foi solicitado apoio das guarnições policiais de Irineópolis e Canoinhas devido à resistência do condutor em parar. Após aproximadamente 20 minutos e percorridos cerca de 32 km, o condutor finalmente obedeceu a ordem de parada próximo a Irineópolis (SC). Sozinho no veículo, o motorista era conhecido no meio policial por ter sido preso pelo crime de descaminho em 2021, em Porto União.
Em revista pessoal nada foi localizado, porém no veículo estava sendo transportado aproximadamente 100 (cem) caixas de vinho de diversas marcas importado da Argentina sem nota fiscal referente aos impostos que deveriam ter sido recolhidos, caracterizando o crime de descaminho.

Os vinhos estavam acondicionados na parte traseira da caminhonete, bem como no banco traseiro e também do banco dianteiro do passageiro. Nos pertences pessoais do condutor foi localizada cocaína além de R$ 2.246,00. O condutor do veículo relatou que " estava vindo da Argentina. Que foi contratado apenas para transportar a carga. Disse que o destino era Canoinhas e que receberia R$ 1.000 pelo serviço. “Meu amigo alugou a caminhonete exclusivamente para esse serviço”, disse. Relatou que é usuário de drogas e que durante a viagem fez uso do narcótico. De fato, durante a abordagem foi possível constatar que o condutor estava com a capacidade psicomotora alterada possivelmente pelo uso de drogas, com olhos avermelhados, fala desconexa, pupila dilatada, além do comportamento extremamente inconsequente na direção de veículo automotor. Diante dos fatos as guarnições conduziram o autor e o veículo para Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.