top of page
Buscar

Cruz Machado sediará amanhã encontro inédito sobre Sistemas Produtivos de Erva-Mate



A Fundação Solidaridad, a Embrapa Florestas e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Cruz Machado convidam para o 1º Encontro sobre Sistemas Produtivos de Erva-Mate: Viabilidade Financeira e Estoques de Carbono. O evento acontecerá no auditório da Igreja Evangélica Luterana de Cruz Machado no dia 08 de dezembro, com início às 09 horas e encerramento às 17 horas.


O evento tem o objetivo de promover uma discussão sobre a produção sustentável e rentável de erva-mate, o encontro contará com diversas palestras com temas relevantes para o setor. As vagas são gratuitas e limitadas e a inscrição pode ser realizada no link: CLIQUE AQUI


Confira a programação:


9:00 – 9:30 – ABERTURA


9:30 – 9:45 – O contexto da erva-mate em Cruz Machado: Silmar Kazenoh (Secretaria de Agricultura de Cruz Machado)


9:45 – 10:00 – Histórico e objetivos da parceria entre Fundação Solidaridad, Embrapa Florestas e Prefeitura de Cruz Machado


10:00 – 10:45 – Viabilidade econômica da erva-mate em diferentes sistemas de produção & Amazon SAF: Marcelo Arco Verde (Embrapa Florestas)


10:45 – 11:00 – INTERVALO


11:00 – 11:30 – Estoques de carbono em ervais sombreados e a pleno sol: Marcos Rachwal (Embrapa Florestas)


11:30 – 11:50 – Programa Vocações Regionais – Invest PR: Daniele Ukan (Unicentro)


11:50 – 12:15 – Rodada de perguntas


12:15 – 13:30 – ALMOÇO


13:30 – 14:15 – Sistema de produção de erva-mate com máxima rentabilidade e menor emissão de carbono: Ives Goulart (Embrapa Florestas)


14:15 – 14:45 – Remoções de carbono e emissões de gases de efeito estufa em ervais: Josileia Zanatta (Embrapa Florestas)


14:45 – 15:15 – INTERVALO


15:15 – 16:15 – Mesa de discussão: Fundação Solidaridad, Embrapa Florestas, Secretaria de Agricultura de Cruz Machado e IDR-PR


16:15 – 16:30 – ENCERRAMENTO


SOBRE A FUNDAÇÃO SOLIDARIDAD


A Fundação Solidaridad é uma organização da sociedade civil com quase 15 anos de atuação no Brasil desenvolvendo cadeias agropecuárias que geram inclusão social, renda e proteção ao meio ambiente. Do Pará ao Rio Grande do Sul, trabalha com as seguintes culturas: cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.


SOBRE A EMBRAPA FLORESTAS

A Embrapa Florestas é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Colombo/PR. Criada em 1978, já disponibilizou significativo número de tecnologias para o setor florestal e para a sociedade brasileira, garantindo melhor eficiência produtiva, redução dos custos de produção, aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservação do meio ambiente. Atualmente, suas pesquisas engloba os temas recursos naturais e mudança no uso da terra; bioeconomia e mudanças no clima; sistemas produtivos; ecologia e fitossanidade.


SOBRE A SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE CRUZ MACHADO


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente compete em planejar, coordenar e executar programas e projetos que visem desenvolver a agropecuária e atividades rurais alternativas do município, com o objetivo de melhorar as condições socioeconômicas e tem como área de competência a execução da política municipal de assistência técnica e a prestação de serviços ligados ao desenvolvimento e aprimoramento da agropecuária municipal. O apoio à cooperativa, o planejamento e execução de serviços de produção e distribuição de sementes e mudas, o apoio aos eventos relacionados à agricultura, a coordenação de medidas que visem oferecer meios para assegurar, ao pequeno produtor e trabalhador rural, condições de trabalho e de mercado para seus produtos e para melhoria do padrão de vida da família rural.

1/9
bottom of page