Buscar

Defesa Animal ganha atenção especial em União da Vitória

Castração gratuita, atendimento veterinário e a construção de um Centro de Atendimento são algumas das ações que estão sendo desenvolvidas no município




Os animais são considerados os melhores amigos do homem, e em União da Vitória, a causa animal tem recebido uma atenção especial da administração pública, principalmente no atendimento para animais de pequeno porte e equinos.


A atual administração com ação direta da Secretaria de Meio Ambiente da Defesa Animal de União da Vitória, vem desenvolvendo uma série de melhorias na causa animal, oferecendo melhores condições de atendimento aos animais em situação de rua ou de famílias de baixa renda.


Uma das principais ações desenvolvidas é o início de funcionamento do Castramóvel, que oferece a castração gratuita para animais de famílias de baixa renda e em situação de rua e já realizou o procedimento em 450 cães.


Além do início do funcionamento do Castramóvel também foi realizada a contratação de médicos veterinários, a aquisição de medicamentos e insumos e foi dado início ao credenciamento de Clínicas Veterinárias, buscando oferecer cada vez mais um atendimento de qualidade para a saúde animal.


O espaço onde os animais são recolhidos em situações de emergência também está sendo reformulado. No local onde os animais eram acolhidos até irem para adoção foi construído um ambulatório com equipamentos preparados para realizar pequenos atendimentos e procedimentos nos animais e também está em processo de licitação a reforma para a criação do Centro de Atendimento Provisório para Animais em Situação de Emergência – CAPASE, que será um marco no atendimento da Defesa Animal.


As ações vêm de encontro a um dos planos de governo do prefeito Bachir Abbas, que era o de olhar com mais atenção para as causas animais atendendo a um pedido dos protetores e prestando principalmente atendimento aos animais abandonados e de rua e também das famílias de baixa renda.


Juntas todas as ações que estão sendo tomadas pela Defesa Animal de União da Vitória buscam oferecer soluções que vão beneficiar não apenas aos animais, oferecendo atendimento médico veterinário, mas toda a população do Município, garantindo mais segurança, principalmente com relação a animais como cães e equinos que quando abandonados podem causar acidentes e incidentes que poderão agora ser prevenidos.


CAPASE

Buscando oferecer um local seguro e preparado para a recuperação de animais de pequeno porte, União da Vitória está finalizando o processo de licitação para a criação do Centro de Atendimento Provisório para Animais em Situação de Emergência – CAPASE.

O Centro será criado onde já existe um local para recolhimento de animais, mas tem um novo conceito, o de aliar um espaço para atendimento médico e para recuperação de animais em situação de rua e também animais de tutores de baixa renda.


No CAPASE os animais terão um espaço dedicado para a sua recuperação, onde será feito atendimento de animais de rua que serão castrados e precisam de tempo para se recuperar, ou animais de famílias de baixa renda que precisem de uma atenção específica para recuperação.


Após a sua recuperação, os animais que possuem tutores devem retornar para os seus lares, e os animais que estavam em situação de rua serão colocados para adoção responsável.

1/7