top of page
Buscar

Departamento florestal da Índia leiloa árvore de teca por US$ 49 mil



Uma árvore de teca morta de 114 anos plantada durante a era colonial britânica foi leiloada por quatro milhões de rúpias (US$ 49.000), em Kerala, na Índia. O Nedumkayam Forest Depot leiloou a árvore, plantada em 1909, depois que ela secou e caiu na plantação de teca de Nilambur no início deste mês.


As árvores de teca no parque são coletadas somente depois que caem por conta própria, disseram os funcionários ao The National. O licitante Vrindavan Timbers venceu o disputado processo de licitação por 3,9 milhões de rúpias em 10 de fevereiro.


A madeira de 8 metros cúbicos de espessura foi leiloada em três pedaços. A peça principal, que media mais de 3m de comprimento.


“Nossa teca é conhecida mundialmente por sua qualidade. É o mais caro do país e provavelmente o maior valor leiloado porque nunca recebemos um preço tão alto no passado”, disse o oficial do depósito florestal Shereef P, ao The National.

“A madeira de teca é da mais alta qualidade. Existem principalmente três toras de madeira e cumulativamente chegou a 8m cúbicos. “A teca aqui já é cara, mas o valor do leilão foi alto porque foi plantada pelos ingleses.” A teca é considerada a mais dura, forte e durável das madeiras nobres. Foi usado na Kaaba em Makkah, no interior do Titanic e é usado no interior do Rolls-Royce.

bottom of page