Buscar

Deputada Federal Carmen Zanotto visitou Porto União ontem para acompanhar projetos locais


Agenda em Porto União foi finalizada com visita ao gabinete do prefeito Eliseu Mibach


Depois de dois exaustivos e importantíssimos dias de reuniões em Brasília (DF) para acompanhar os trâmites finais da comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição do Piso da Enfermagem (PEC 11/22), da qual é relatora, a Deputada Federal Carmen Zanotto iniciou agenda pelo Planalto Norte, ontem (28), por Porto União.


“A cidade Amiga, que jus faz a esse seu epíteto, é uma das importantes portas de entrada do nosso Estado município pelo qual guardo imenso carinho e boas recordações e, por isso, inicio por aqui minha agenda de compromissos”, destacou a pré-candidata à reeleição pelo Cidadania (SC).


Pela manhã, Carmen concedeu entrevistas às rádios Colmeia, CBN Vale do Iguaçu e Uniguaçu FM.





Na sequência visitou a Casa de Apoio Amor Fraterno (CAAF) onde se surpreendeu com o que viu. “Irretocável! Trabalho maravilho do terceiro setor de Porto União e União da Vitória que nos enche de estímulos e exemplos”, parabenizou.


Cinthia Keiser, Assistente Social e Coordenadora da CAAF, explica à deputada o funcionamento do abrigo nas presenças na foto de Marcelo Storck e Gisele Slongo


Ao lado da presidente da CAAF, Gisele Slongo, Zanotto caminhou pelo espaço e rememorou momentos decisivos de sua estada enquanto Secretária da Saúde em Santa Catarina, justamente quando foram viabilizadas as liberações para que as atividades de quimioterapia na Unidade Oncológica de Porto União se iniciassem e, enquanto parlamentar, com emenda (2018) para auxiliar custeios do Hospital São Braz.


Aliás, uma constante na trajetória desta enfermeira que sempre pautou sua atuação política em defesa da saúde. Não por menos, Carmen criou a lei que instituiu o "Outubro Rosa", que dispõe sobre as atividades da campanha para a conscientização sobre o câncer de mama; a lei que torna obrigatória a notificação compulsória dos casos de câncer e o Decreto Legislativo que estabelece a obrigatoriedade do SUS pagar mamografia a todas as mulheres a partir dos 40 anos. Na sede da CAAF, onde se preocupou em entender os mecanismos de manutenção do espaço que apoia gratuitamente famílias com ente em processo do tratamento de câncer e estender informações de auxílio a este processo, Carmen concedeu entrevista à TV Mill. A reportagem pode ser conferida neste link: https://youtu.be/vvD__CQzZ08

Emenda de R$ 100 mil ao SIM


Pausa para o registro histórico na visita à sede em restauro do SIM em Porto União


Também atenta às pautas turísticas e culturais, a pré-candidata à reeleição pelo Cidadania/SC visitou a sede do Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) na Praça Hercílio Luz, objeto de restauro em parceira com a Fundação catarinense de Cultura por meio do Edital Elisabete Anderle.

Foi recebida pelo presidente Peterson Jaeger, músicos e professores e, ainda, foi agraciada por bela apresentação especial do violinista Eduardo Mayer. “Encantada com a recepção e empolgada em saber que Porto União tem um instituto desta magnitude, com trabalho social e cultural de elevadas importâncias e qualidades”, destacou.


Carmen foi presenteada com DVDs dos concertos do Instituto SIM : "a continuidade desse sonho muito se deve a seu gesto", destacou Storck

Em 2022, Carmen destinou Emenda Parlamentar (em trâmite junto ao Ministério da Cultura) na ordem de R$ 100 mil para o SIM. Estes recursos, conforme projeto apresentado pela instituição, serão utilizados na aquisição de instrumentos musicais, inclusive, daqueles que permitirão a consolidação da Orquestra Jazz Sinfônica SIM que atenderá gratuitamente maior número de interessados e concretizará mais um produto cultural do SIM.


“É o maior incentivo financeiro que já recebemos nesta história musical que já alcança mais de 33 anos em nosso município”, comemorou o maestro Marcelo Storck que acompanhou a deputada em todos os momentos de sua visita local.

Ainda em Porto União, também juntamente com Albertino Mafra – presidente da Associação dos Bombeiros de Santa Catarina, entidade que também recebeu emenda de Zanotto –, e Ozeimar Schoroh (SIM), visitou o gabinete do prefeito Eliseu Mibach, ocasião em que importantes projetos locais foram debatidos. Na sequência, a deputada cumpriu agendas em Bela Vista do Toldo e Mafra.



1/6