SC: deputados estaduais tomam posse amanhã (1) enquanto ajustes para mesa diretora seguem acirrados

Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. Será quando os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse assumindo efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos.
A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das Redes Sociais da Alesc.
Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.
O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
Mesa diretora Em conversas de bastidores, extraoficialmente ainda, líderes do PL e o deputado Mauro De Nadal (MDB) fecharam sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. O partido do Governador Jorginho Mello teria indicado a deputada Ana Caroline Campagnolo, como a primeira vice, sendo anunciado o apoio a De Nadal para presidente da Alesc.
Porém, Ana sofre grande resistência de alguns partidos e até mesmo dentro do PL, ondem Maurício Eskudlark e Nilso Berlanda postulam como nomes para a vice. A disputa é grande a ponto de que Ana ter acionado o botão e ligado para o governador Jorginho pedindo o cumprimento de um acordo feito no PL, de que o mais votado teria o apoio para ocupar a presidência, ou o cargo de vice da Alesc. Fontes dizem que Jorginho concordou com a parlamentar e que levou a informação aos colegas de partido. Ana também teria ligado para Mauro De Nadal para relembrar as conversas internas dos liberais.