Buscar

DER/PR realiza consulta pública para colher sugestões e aumentar transparência em obras estaduais



O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está com consulta pública aberta para revisão e atualização de suas Especificações de Serviços Rodoviários.

O DER/PR convida técnicos de órgãos municipais, estaduais, federais, de entidades privadas e demais interessados que atuam em obras de infraestrutura viária para participar da consulta. Ao todo, estão disponíveis 84 especificações no portal do DER/PR, em banner próprio, ou diretamente neste link.


As especificações são de grande importância para o DER/PR porque servem como um regimento para execução de obras, conservação de pavimentos e aplicação dos programas estaduais implementados nas rodovias paranaenses.


Foram revisados e atualizados documentos referentes a serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem, obras complementares, sinalização viária e obras de arte especiais, em conjunto com o Consórcio APPE-Viaponte, que foi contratado pelo DER/PR como consultor para a revisão.


Os comentários devem ser enviados até 11 de novembro, através do formulário disponível na página da consulta. Basta preencher nome, e-mail, escolher a especificação e enviar a crítica ou sugestão. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para a Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento do DER/PR, pelo e-mail dt.cpd@der.pr.gov.br.


A consulta pública é um mecanismo de participação social realizado com o objetivo de receber contribuições da sociedade para tomada de decisões. As consultas são importantes, por exemplo, para colher opiniões, sugestões e eliminar dúvidas em relação às normativas aplicadas pelo órgão estadual, e também garantem maior transparência nas obras geridas pela administração pública.

1/7