Diferenças nos bloqueios: por que a Covid na China se espalhou tão rápido

Desde que o Covid-19 surgiu pela primeira vez na província de Wuhan no final de 2019, a China adotou uma política de contenção agressiva. Em outubro, 28 cidades em todo o país estavam em algum tipo de bloqueio, afetando 207 milhões de pessoas.
Em comparação, grande parte do mundo suspendeu os bloqueios, as viagens internacionais foram retomadas e a vida estava voltando ao normal. Mas Pequim sustentou que sua política de Covid-zero era a ferramenta mais eficaz. Pessoas em toda a China começaram a protestar – pedindo às autoridades que suspendessem as restrições.
Então as infecções se espalharam. Nos primeiros 20 dias de dezembro de 2022, a China pode ter tido 250 milhões de infecções por Covid sozinha - de acordo com um memorando vazado das principais autoridades de saúde. Relatórios de hospitais mostram enfermarias sobrecarregadas, mas autoridades em Pequim insistem que tudo está sob controle
No Beyond the Headlines desta semana, o apresentador James Haines-Young analisa quantos casos existem na China, como os números explodiram tão rápido e o que isso significa para o resto do mundo.