Buscar

Duas novas pesquisas apontam Lula na liderança da corrida presidencial



Duas pesquisas eleitorais foram divulgadas nessa quarta-feira (2) e ambas mostram o candidato Luiz Inácio Lula da Silva na frente na corrida presidencial.

A Paraná Pesquisas informa ainda que a vantagem do petista em relação ao atual presidente cresceu em relação à pesquisa divulgada em novembro de 2021 pelo instituto.

Já na pesquisa do PoderData, Lula tem 41% das intenções de voto; Bolsonaro tem 30%. Em ambas, Sergio Moro (Podemos) continua em terceiro.

Duas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quarta-feira (2) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente da disputa pelo Planalto. O Instituto Paraná Pesquisas mostra Lula com 40,1% das intenções de voto para o primeiro turno das Eleições de 2022. Em segundo lugar aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29,1%. Segundo o Instituto a diferença entre Lula e Bolsonaro cresceu em relação à pesquisa divulgada em novembro de 2021 pelo instituto. Na ocasião, o petista aparecia com 34,9% das intenções de voto, enquanto o atual presidente manteve-se no patamar dos 29%.


Já Sergio Moro (Podemos) continua em terceiro, com 10,1% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 5,6%, João Doria (PSDB), com 2,4% e André Janones (Avante), com 1,1%. Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidade) tiveram menos de 1% das intenções de voto.


A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Ao todo, foram ouvidos 2020 eleitores de forma presencial nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é dois pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.


A pesquisa também avaliou se o fato de Geraldo Alckmin ser o candidato a vice-presidente de Lula mudaria a intenção de voto. Para 70,8% dos entrevistados não mudaria. Já 13,7% disseram que diminuiria a intenção de voto e 10,6% respondeu que aumentaria. Não sabe/não respondeu foi 4,9%.

Confira o cenário da pesquisa:


Lula (PT): 40,1% Jair Bolsonaro (PL): 29,1% Sergio Moro (Podemos): 10,1%

Ciro Gomes (PDT): 5,6% João Doria (PSDB): 2,4% André Janones (Avante): 1,1% Simone Tebet (MDB): 0,8% Rodrigo Pacheco (PSD): 0,4% Alessandro Vieira (Cidadania): 0,1% Brancos/nulos: 7,3% Não sabem: 3%


Outra

Já na pesquisa do PoderData, Lula tem 41% das intenções de voto; Bolsonaro tem 30%. Em um possível segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o petista venceria com 54% dos votos contra 37% do atual presidente.

Nesta, o petista aparece com 41% das intenções de votos no primeiro turno contra 30% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Ocorreu o inverso: na última pesquisa do mesmo instituto, divulgada no mês passado, Lula aparecia com 42% e Bolsonaro com 28%, muito embora a variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


O candidato Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro com 7%, empatado com Ciro Gomes (PDT), também com 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) possuem 2% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD) possuem 1%. Já Luiz Felipe Dávila (Novo) não teve menções suficientes para chegar a 1%. Brancos e nulos somaram 5%, e não sabem somaram 3%.


Foram entrevistadas 3 mil pessoas em 245 municípios. Os dados foram coletados entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.


Confira o cenário da pesquisa:


Lula (PT): 41% Jair Bolsonaro (PL): 30,% Sergio Moro (Podemos): 7% Ciro Gomes (PDT): 7% João Doria (PSDB): 2% André Janones (Avante): 2% Simone Tebet (MDB): 1% Rodrigo Pacheco (PSD): 1% Alessandro Vieira (Cidadania): 1% Brancos/nulos: 5% Não sabem: 3%

1/6