Buscar

Duelos aéreos e de artilharia continuam no sul da Ucrânia



Na direção sul, a situação no campo de batalha continua tensa. Os duelos de artilharia e aéreos continuam. A declaração relevante foi feita pela chefe do Centro de Coordenação Conjunta das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia, Natalia Humeniuk, durante um briefing no Ukraine Media Center, relata um correspondente da Ukrinform.


“A situação na linha de contato na direção sul permanece estável, mas tensa, pois o inimigo continua conduzindo hostilidades nas posições capturadas. Principalmente, duelos de artilharia e aéreos estão em andamento, pois os russos lançam ataques aéreos e recebem uma resposta de nossas unidades. Portanto, é um trabalho remoto na frente e não há movimento de fechamento até agora”, disse Humeniuk.


Em suas palavras, as tropas russas escolhem alvos para ataques com mísseis e artilharia de forma não sistemática.


“Vemos bombardeios absolutamente aleatórios dos russos, e parece que eles estão usando mapas desatualizados. Tentando atingir alguns objetos específicos, eles constantemente ‘cobrem’ áreas residenciais, prédios particulares, garagens, escolas de esportes, administrações locais, ou seja, infraestrutura civil que não tem sinais de objetos militares”, observou Humeniuk.


Na região de Kherson, as tropas russas estão lançando ataques de artilharia e morteiros sem tentar se mover por terra. Na região de Mykolaiv, o inimigo está usando artilharia e múltiplos sistemas de lançamento de foguetes.


Na região de Odesa, a situação permanece estável e controlada, incluindo as áreas fronteiriças com a Transnístria.

1/4