Buscar

EDITORIAL 31/01/2022 Prepare seu protetor solar: a eleição federal vem aí.


Continuo municipalista. Continuo entendendo que mudamos um país pelos municípios. Nossas ações locais, olhares, atenções, características étnicas são mesmo distintas haja vista o regionalismo dentro de um território tão amplo. Brasis dentro de um Brasil.

Em analogia: o sol produz sombras em todos os pontos em que toca a terra sempre que aparece. Em cada canto, não obstante, cria uma forma de sombra que muda conforme horários – momentos - e uma temperatura diferente em cada região. Ou seja, nesses locais, as reações e efeitos são diferentes o que não significa dizer que o sol é diferente. Isso. Falamos do mesmo sol, pois. Da mesma eleição federal. Igualmente sazonal como o sol e diferente em determinados locais. Porém, é o mesmo pleito que se aproxima para todos os brasileiros, de todas as regiões, por mais que uns a sintam diferente. E outros sintam indiferença. A eleição presidencial é o nosso mesmo sol.

Nisso, na balada das recentes novidades federais, muito partido convergindo. êh-lai-á! Buscando sombra e água fresca mesmo sem o sol ter raiado ainda. Já vimos o ex-tucano Alckmin se ajeitando. Gilberto Kassab (PSD) era presença certa no segundo no palanque de Lula. Mas, segundo fontes jornalísticas, o PSD, entre outras coisas, pode até postular com a vaga de vice-presidente. Com isso, vemos Kassab se fortalecer como novo líder do “centrão lulista”.

Pois é. O que vai ter de discurso continuando a mudar até esse raiar do sol não será pouca coisa. Com a falta de combustível político para o ex-juiz-ministro de Sergio Moro em correr pela terceira via - ou terceira faixa, que é por onde trafegam os mais lentos – desenham-se facilitações para o projeto da esquerda em que sua artilharia se volta para o atual presidente, Jair Bolsonaro.

Ele que, desta vez, tem como desvantagem não ser mais uma aposta da direita, pois o desgaste natural de uma gestão já deu insolação. Em miúdos e fora da analogia, papo reto: a direita precisará fazer direito. De qualquer modo, prepare seu protetor solar: sabendo usar, dá para bronzear e ficar bonito. E cuidado para não deixar os olhos vendados. Pode marcar.

1/7