Buscar

Eleições CRA-SC: Chapa 2 reforça compromisso com os administradores catarinenses



Hoje nos encontramos em um mundo onde a velocidade das informações, praticamente em tempo real, trazem profundas e rápidas mudanças em todos os setores das organizações. Para sobrevivermos a esse momento, precisamos estar conectados para as mudanças que estão ocorrendo e saber quais encaminhamentos tomar.


A time que compõe a Chapa 2, formado por profissionais com sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional nas mais diferentes áreas da Administração, se apresenta com o lema “Conectar e Interagir” com o propósito de promover uma maior aproximação do Conselho Regional de Administração de SC (CRA-SC) aos seus membros. Conectar e Interagir efetivamente para encontrar soluções inteligentes que interajam com o ecossistema das boas práticas em gestão junto aos parceiros.


Somos uma equipe diversificada, um coletivo disposto a dar um pouco do seu tempo para desempenhar uma função honorífica e voluntária. Com a premissa de conduzir o Conselho com altivez e representatividade, para que o administrador tenha orgulho de sua categoria. Um Conselho na defesa do seu profissional, com uma comunicação assertiva e constante, não somente arrecadatório.


O CRA-SC tem um papel relevante à sociedade de Santa Catarina, e hoje percebemos que ele não está ocupando seu importante espaço. Por isso foi formada a chapa 2, conversando com os muitos administradores e dizendo o seguinte: nós temos uma alternativa de ter um Conselho atuante, precisamos trazer novamente o CRA-SC para perto do administrador.

A pluralidade esta presente, e é com o espírito de Conectar e Interagir que a Chapa 2, quer colocar no CRA-SC, a partir de 2023.


A campanha da Chapa 2 é propositiva e de mudança. Agora, estamos muito perto de ter uma renovação no CRA-SC. E lembre-se de quem quer mudar o Conselho para melhor. Vota Chapa 2. Vamos à vitória. Dia 22/11 é Chapa 2.



NOSSOS COMPROMISSOS

1. DISSEMINAR NAS MÍDIAS A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR: Reforçar, junto à sociedade, a importância da atuação da administração profissional;

2. AUMENTAR A VISIBILIDADE DOS ADMINISTRADORES NAS REDES SOCIAIS: Estimular o administrador a cadastrar seu perfil na rede profissional do Linkedin, entre outros, e fomentar uma rede de seguidores;

3. MANTER UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ATIVO ENTRE O CRA-SC E AS EMPRESAS: Conectar para divulgar as competências do Administrador e pesquisar junto às empresas em suas reais necessidades de gestão/Administração;

4. PROMOVER INTERAÇÃO: Desenvolver parcerias com organizações e instituições tais como ADVB, CDL, IEL AEMFLO, ACIF, SEBRAE, SENAC, FIESC, CERTI, ABRASEL, FNQ, JUNIOR ACHIVIEMENT, ACATE e outros órgãos e agências governamentais e não governamentais, para preparar o profissional de acordo com as necessidades das empresas;

5. INOVAR PARA PROSPERAR: Inserir o CRA-SC no universo da inovação, especialmente dos HUBs do Estado - ambiente de criação das startups e das tecnologias digitais;

6. FORTALECER A FISCALIZAÇÃO: Ampliar ainda mais a fiscalização do exercício profissional;

7. ATRAIR O PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS PARA O CRA-SC: Promover discussões sobre a profissionalização do gestor de condomínios e sua regulamentação junto ao CRA-SC. (Ações como: Selo Síndico Cem por Cento; descentralização do Núcleo e a manutenção do ciclo de palestras);

8. GRATUIDADE DAS CERTIDÕES: Defender a gratuidade, das certidões negativas e de regularidades, on-line, para os administradores PF e PJ, quando devidamente registrados e adimplentes com o CRA-SC;

9. ANUIDADE: Analisar e defender um valor justo da anuidade, junto ao CFA;

10. FOMENTAR A CRIAÇÃO DE UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CREDITÍCIA ÀS ME e EPP’s: Viabilizar oportunidades de trabalho para Administradores, além de possibilitar um desenvolvimento maior do Estado de SC e melhor gestão dos recursos financeiros aplicados. Participação do: PRONAMPE, SEBRAE, IEL, UDESC, BB, BRDE, entre outras.


NOSSO TIME:

Arcenio Patrício: Administrador, com especialização em Gestão da Qualidade no Serviço Público pela UDESC/ESAG. Presidente do Conselho Regional de Administração em 2003/2004. Membro do Conselho Curador da UDESC 2004/2011, presidente do Conselho Curador da UDESC 2010/2011. Certificação Profissional com ênfase em Administração, pelo ICSS – Instituto de Certificação Profissionais de Seguridade Social, desde 2014, Membro do Conselho Deliberativo da CERES – Fundação de Seguridade Social de 2014 a 2018, atualmente, membro do Conselho de Regulação da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, desde 2019. Funcionário da CIDASC como Administrador, exercendo diversas funções no período de 1986 a 2016.


Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos: Administrador, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento (UFSC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos. ex-Reitor e ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Especialista em Administração Universitária.


Ester Macedo: Administradora há 30 anos, pela ESAG. Fundou com seu marido José Macedo, a Frangos Macedo. Por 35 anos, foi executiva da Macedo, de 1973-2008.


Robison de Sousa: Formado em Administração Empresarial em 2011 pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina, e no curso de Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina em 2008; Pós Graduação em Direito Tributário e Curso de Extensão em Folha de Pagamento. Atualmente atua como Assessor de Gabinete da Vice Governadora do Estado de Santa Catarina. Trabalhou como Gerente Estadual de Pessoas e de Patrimônio na CIDASC no período de 2012 a 2019. É consultor jurídico há nove anos atuando, no Direito Empresarial, Trabalhista e Consumidor. Tem experiência internacional obtida nos anos de 2005 e 2006 no ramo alimentício como Shift Manager e no ramo de varejo nas cidades de Fort Myers e West Palm Beach, nos Estados Unidos.


Neusa Ferreira: Graduada em Administração pela UNIPLAC de Lages, Sócia fundadora da Liderança Administradora de Condomínios e da LGA Curso de Administração de Condomínios, é professora universitária de redação oficial e no campo de Sistema de Informação, tem graduação em Letras e Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com especialização em Organização, Sistema e Métodos.


João André Lorenzon: Presidente da AAGRAF – Associação dos Administradores da Grande Florianópolis. Representante Discente ao Colegiado UFSC\Departamento de Ciências da Administração. Graduado em Administração pela UFSC, pós-graduado em nível de especialização em Turismo Empreendedor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Sócio Gerente da Farmácia Ingleses, Sócio Gerente JJA Turismo Receptivo, gerente no Ivoram Palace Hotel, Gerente de Pessoal, Diretor Administrativo Falcão Vigilância Ltda.


Adir Faccio: Vice-Presidente Sul da ABAR - Associação Brasileira das Agências de Regulação, com 67 Agências Consorciadas entre Federais, Estaduais, Intermunicipais e Municipais; Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Consórcio com 209 municípios catarinenses consorciados; Membro do Conselho Estadual de Saneamento – CONESAN de Santa Catarina; Vice-Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Chapecó e Irani; Membro dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rio Antas, Jacutinga e Itajaí. Graduado em Administração e Direito; Pós-graduado em Gestão de Negócios, Administração de Marketing; Foi Diretor de Crédito de Instituição Financeira; Secretário Municipal de Administração de Chapecó; Diretor Administrativo e Financeiro da ARIS; Professor nos cursos de Administração da UNOESC, UNOCHAPECÓ e FAEM.


Adilene Hensel Matias: Habilitação em Comércio Exterior - UNIVALI; Pós-graduada em Consultoria Empresarial - UNIVALI; Magistério Superior; Especialista em Psicodinâmica Aplicada a Negócios; Pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela SBDG e Analista de Sistemas. Desenvolveu o Sistema de Controle de Trânsito Rodoviário para Polícia Rodoviária Estadual de SC. Exerceu funções no setor bancário, empresária no ramo de restaurante, gráfica-rápida, diretora de Organização, Avaliação e Controles na Secretaria do Estado de Educação de SC. Exerceu funções de síndica por 10 anos consecutivos. Membro do núcleo de Administração de Condomínios no CRA-SC desde 2020. Empresária e Diretora da Potencial Consultoria & Treinamento Empresarial, com foco em Gestão e Finanças. Credenciada no SEBRAE, há 18 anos.


Adriano Ribeiro: Bacharel em Administração (UFSC), com especializações em Controle da Gestão Pública e Gestão Pública. Servidor público de 2002 a 2011 na Embrapa Suínos e Aves. Foi Diretor Administrativo de 2006 a 2011) do Ministério da Agricultura em SC, assessorou a Secretária Executiva do MAPA em Brasília. Foi Conselheiro Estadual, em 2015 do Conselho Regional de Administração. Foi presidente do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), foi Superintendente de Planejamento e Gestão do SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Atuou como Diretor Executivo da Associação de Hospitais de Santa Catarina, em 2020. Foi responsável pela coordenação das Relações Governamentais das entidades Hospitalares de Santa Catarina, por 10 anos. É consultor de Hospitais, Clínicas, Associações de Municípios e empresas. Instrutor de cursos para área hospitalar. Perito do Mistério Público do Estado de Santa.


Aroldo Schambeck: Administrador especialista em Administração Pública e Sociedade pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (1986) e graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição (1984). É servidor, nível superior, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde março de 1975, exercendo suas atividades funcionais junto ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG. Foi Pró-Reitor de Administração (1992-1994), Secretário Executivo de Planejamento (1994 -1995) e Diretor de Administração da ESAG (2006 – 2018). Foi também conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA/SC) e membros dos Conselhos de Administração (CONSAD) e Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho de Centro (CONCENTRO/ESAG) da UDESC. Atualmente, dedica-se às atividades administrativas na ESAG/UDESC.


Jaime José Mora: Bacharel em Administração pela ESAG/UDESC, licenciado em Letras pela UNIVALI. Tem especialização em Planejamento em Desenvolvimento Pesqueiro – IOUSP/USP, e em Administração Pública – ESAG. Mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional FESAG/UDESC e na Universidade Moderna de Lisboa. Atuou de 1969 a 2022 na ACARPESC como Extensionista de Pesca, Supervisor Regional e Secretário Executivo. Na Secretaria da Indústria e do Comércio foi assessor de Planejamento, atuou nas Áreas de Planejamento e na Divisão de Capitalização e Ações da CODESC. Trabalhou como diretor Administrativo e Financeiro, diretor de Produção de Seguros. No BESC CLUBE SEGUROS foi diretor Executivo. No CRA-SC exerceu os cargos de Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente. Na FATMA trabalhou como gerente de Gestão de Pessoas. Na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, foi secretário adjunto, gerente administrativo e financeiro, e assessor técnico. Representa o CRA-SC no Conselho Curador da UDESC.


Sonia Lamego: Pós-doutorado Administração/UFSC. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Mestre em Administração/ UFSC. Especialista em Gestão Pública/PNAP/CAPES/IFSC. Especialista em Educação Profissional IFSC. Bacharel em Administração/ UFSC. Aperfeiçoamento em Escola de Governo/ Políticas Públicas/ UDESC (1995). Aperfeiçoamento em Comércio Internacional/ UNIVALI (1995). Servidora Pública Federal, cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do IFC. Professora de Administração, na UNIVALI - (2000 - 2005). Professora de Administração na UFSC - (1997 - 1998). Professora de Administração na UDESC - (1998 e 2006). Coordenadora de Estágio FADEC - Faculdade Decisão (2003 - 2009). Consultora ad doc para Avaliação de Cursos de Administração SINAES/INEP/MEC, desde 2006.

1/7