Equipes de resgate do Vietnã lutam para salvar menino 'irresponsivo' preso em poço de 35 metros

Centenas de equipes de resgate no Vietnã estão lutando para libertar um menino preso em um buraco de 35 metros de profundidade em um canteiro de obras.
A criança tailandesa Ly Hao Nam, de 10 anos, caiu no poço de um pilar oco de concreto de apenas 25 centímetros de largura no sábado.
O pilar, parte de uma nova ponte no sul da província de Dong Thap, afundou enquanto o menino procurava sucata com amigos. Centenas de pessoas estão trabalhando para salvar o menino, com militares, policiais, paramédicos e especialistas em estradas e pontes envolvidos no esforço de resgate.
“Estamos tentando o nosso melhor. Ainda não podemos dizer o estado do menino”, disse um socorrista à AFP, identificando-se apenas como Sau.
Nam foi ouvido gritando por ajuda logo depois de cair no buraco, mas os socorristas não receberam resposta dele na segunda-feira, pois baixaram uma câmera para tentar localizar sua posição.
As equipes de resgate bombearam oxigênio continuamente para o buraco onde ele está preso, disseram à mídia vietnamita, e estão focadas em perfurar e amolecer o solo ao redor para tentar puxar o pilar para cima.
Os esforços para levantar a pilha com guindastes e escavadeiras falharam até agora e a pilha já se inclinou, complicando os esforços de resgate e deixando-os inseguros sobre a posição exata do menino.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh pediu aos socorristas federais que unissem os esforços das autoridades locais para salvar o menino.
As autoridades dizem que não têm ideia de como ele caiu tão longe.
“Não consigo entender como ele caiu na pilha oca de concreto, que tem um diâmetro de apenas 25 cm de envergadura, e foi cravado 35 metros no chão”, disse Le Hoang Bao, diretor do Departamento de Transporte da província de Dong Thap, ao Tuoi Tre News. .