top of page
Buscar

Erupção do vulcão Semeru coloca na Indonésia em alerta máximo


Os esforços de busca e evacuação foram retomados na segunda-feira, com a melhora do tempo permitindo que as equipes de resgate procurassem possíveis vítimas, depois que um vulcão na ilha mais densamente povoada da Indonésia entrou em erupção no dia anterior.


Milhares de residentes em Java Oriental, na Indonésia, estavam em alerta máximo quando as autoridades impuseram uma zona proibida de 8 km e forçaram a evacuação de aldeias inteiras.


A agência provincial de busca e resgate enviou equipes para as áreas mais afetadas perto do Monte Semeru para avaliar os danos, com pouca chuva dando algum alívio, disse o porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate, Tholib Vatelehan.


Ontem, o nível de chuva foi alto, fazendo com que todo o material do alto da montanha caísse. Mas hoje, até agora, não choveu, então é relativamente seguro”, disse ele.


Nenhuma vítima foi relatada e não houve nenhuma interrupção imediata nas viagens aéreas.


O vulcão de 3.676 metros entrou em erupção às 14h46, horário local, no domingo.


Imagens filmadas por residentes locais mostraram o Monte Semeru expelindo uma nuvem gigante de cinzas acima de sua cratera, que mais tarde engolfou a montanha e os campos de arroz, estradas e pontes circundantes, tornando o céu negro.


Um vídeo compartilhado pelo Ministério do Meio Ambiente no Twitter mostrou um fluxo rápido de lava, rochas e gases quentes – conhecido como fluxo piroclástico – jorrando pela encosta da montanha.

1/9
bottom of page